Código
RC108
Área Técnica
Órbita
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre
Autores
- AMANDA SCHNORR (Interesse Comercial: NÃO)
- RICARDO MÖRSCHBÄCHER (Interesse Comercial: NÃO)
Título
EDEMA DE PAPILA E BAIXA DE VISAO POR MUCOCELE FRONTOETMOIDAL
Objetivo
Relatar caso clínico de edema de papila e baixa de visão associados a mucocele frontooetmoidal, tratamento e evolução do quadro.
Relato do Caso
S.B, masculino, branco, 77 anos com queixa de baixa de visão progressiva e edema palpebral há 6 meses. Apresentava hipoglobo e diminuição da motilidade ocular à direita, com edema de papila e hemorragias peripapilares. Acuidade visual corrigida de 0,4 logMAR à direita e 0,1 logMAR à esquerda. Tomografia computadorizada mostrava mucocele frontoetmoidal volumosa. O paciente foi submetido a cirurgia de drenagem da mucocele por via transpalpebral. No sétimo dia pós operatório, referia acuidade visual de 0,1 logMAR com melhor correção à direita. No terceiro mês pós operatório havia resolução completa do quadro.
Conclusão
Mucoceles são lesões císticas de crescimento lento dos seios paranasais, por obstrução do óstio de drenagem secundárias a inflamação, cirurgia prévia, trauma ou tumor.1,2 A mucocele frontoetmoidal é frequente, podendo invadir a órbita por expansão direta ou erosão de parede óssea, podendo produzir sinais e sintomas oculares.4,3 As mucoceles orbitárias devem ser diagnosticadas e tratadas precocemente para evitar complicações e danos permanentes e devem ser incluídas no diagnóstico diferencial de proptose, diplopia, oftalmoplegia e diminuição de acuidade visual.4 Torna-se importante aos oftalmologistas estarem atentos às patologias não oculares que causam sinais e sintomas oftalmológicos.2