Sessão de Relato de Caso


Código

RC203

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro Visual Valter Justa
  • Secundaria: Funcipe

Autores

  • PAULO JOSE ROMA DIAS (Interesse Comercial: NÃO)
  • Marcelo Paraíba Cavalcanti (Interesse Comercial: NÃO)
  • Tiago Leite Albuquerque (Interesse Comercial: NÃO)

Título

TOXICIDADE RETINIANA A HIDROXICLOROQUINA: RECOMENDAÇAO DA DOSE SEGURA

Objetivo

Relatamos o caso de uma paciente de 59 aos, portadora de lúpus eritematoso sistémico, que desenvolveu maculopatia apesar do uso da dose considerada segura de hidroxicloroquina(6,7mg/kg/dia).

Relato do Caso

Trata-se de uma paciente do sexo feminino, 59 anos, 57 Kg, em uso de hidroxicloroquina, 400mg/dia durante 08 anos para tratamento de lúpus eritematoso sistémico. Mesmo com uma dose considerada segura na época do tratamento(2007), a paciente desenvolveu toxicidade retiniana com baixa visual e alterações de campo visual e retinografia com angiofluorescência, quando então teve a droga suspensa. Apesar da suspensão da droga, a paciente evoluiu para um estagio mais avançado da doença com maculopatia em Bull’s Eye, deterioração da função visual com alteração subjetiva e objetiva dos exames realizados e impedimento funcional as atividade laborais. Em acompanhamento demonstrado até 2016 ficou evidente a piora de campo visual, evolução da maculopatia e alterações típicas de tomografia de coerência óptica.

Conclusão

Esse caso destaca dois aspectos pouco comuns, primeiro o desenvolvimento de toxicidade retiniana severa com o uso de hidroxicloroquina que é considerado mais seguro que a cloroquina e segundo que a toxicidade ocorreu mesmo em uso de dose segura, o que reforça o conceito atual que preconiza a redução da posologia diária de hidroxicloroquina de 6.5mg/kg/dia para 5mg/kg /dia e acompanhamento seriado rigoroso desses paciente com exames complementares, além de exame oftalmológico básico, a fim de minimizar a ocorrência dessa toxicidade, muitas vezes, de evolução desfavorável apesar da suspensão da droga

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil