Código: RC190
Área Técnica: Uveites / AIDS
ARTERITE DE TAKAYASU E UVEITE ANTERIOR BILATERAL: ASSOCIAÇAO INCOMUM
Descrever um caso de arterite de Takayasu associado à uveíte anterior aguda com ênfase na raridade da associação entre ambas as patologias.
Paciente masculino, 29 anos, procurou atendimento referindo baixa visual em ambos os olhos (AO), escotomas em campo visual temporal direito, dor ocular em AO, amaurose fugaz, hiperemia conjuntival bilateral e fotofobia há 8 meses, com piora progressiva há 3 semanas. Ao exame admissional apresentava acuidade visual (AV) com correção de conta dedos (CD) a 2 metros no olho direito (OD) e CD a 3 metros no olho esquerdo (OE). A biomicroscopia revelou hiperemia conjuntival AO, células +/4 no OD e ++/4 no OE. A tonometria foi igual a 12 mmHg em AO e a fundoscopia revelou hemorragia pré-retiniana adjacente ao disco óptico no OD, microaneurismas e manchas algodonosas dispersas no pólo posterior, ingurgitamento venoso e hemorragia vítrea em AO. O paciente apresentou sorologias negativas, descartando causa infecciosa e o diagnóstico de arterite de Takayasu foi baseado nas seguintes características: Idade (início antes dos 40 anos), claudicação de membros, redução do pulso das artérias braquiais, ausência de pressão arterial nos membros superiores e evidência angiotomográfica de oclusão da aorta e seus ramos. O doppler de carótidas revelou oclusão completa da artéria carótida comum direita e obstrução de 75% da artéria carótida esquerda. O doppler de vertebrais revelou artéria vertebral direita de calibre reduzido e fluxo laminar. O tratamento incluiu pulsoterapia com metilprednisolona e ciclofosfamida.
O quadro oftalmológico na arterite de Takayasu manifesta-se geralmente por síndrome isquêmica pela hipoperfusão crônica do suprimento arterial ocular. Apresentamos uma rara associação entre arterite de Takayasu e Uveíte Anterior Aguda, demonstrando uma manifestação oftalmológica incomum relacionada a esta doença de base.