Código: P65
Área Técnica: Pesquisa Básica
MOXIFLOXACINO INTRACAMERAL E UMA OPÇAO SEGURA PARA A PREVENÇAO DE ENDOFTALMITE POS CATARATA ?
moxifloxacina intracameral (MFLX) têm sido utilizada em todo o mundo como uma opção off-label para a prevenção de endoftalmite pós catarata. Existem algumas preocupações relacionadas com a segurança a longo prazo. O objetivo desta pesquisa foi estudar a segurança do MFLX intracameral.
Série de casos prospectiva avaliou a utilização de MFLX para a prevenção de endoftalmite pós catarata (400 olhos de 400 pacientes). Critérios de inclusão foram: pacientes com indicação de cirurgia de catarata, ≥ 60 anos de idade, e sem história de alergia às quinolonas. Excluiu-se pacientes com outra doença ocular. A técnica operatória foi de facoemulsificação (Infiniti®, Alcon®) com implante de lente intra-ocular (Sensar® AR40e, Abbott®). Os pacientes receberam MFLX (150mg/0,03 ml) no final da cirurgia. Os principais resultados foram (pré-operatório e 2 meses de pós) contagem de células endoteliais, paquimetria, melhor acuidade visual corrigida, pressão intraocular, além de inicidência de endoftalmite. O consentimento escrito foi obtido de cada paciente. O comitê de ética em pesquisa da instituição aprovou o estudo. Foi calculada a estatística descritiva.
55% eram do gênero feminino (221 pacientes), a idade média foi de 68 (DP- desvio padrão 5) anos, a densidade de células endoteliais pré-operatória foi 2452 (DP 313) cél/mm2 e a pós-operatória de 2142 (DP 275) cél/mm2, paquimetria pré-operatória foi 537 (DP 29) μm e a pós-operatória de 539 (DP 30) μm, a acuidade visual pré-operatória foi 20/70 e a pós operatória de 20/25, pressão intraocular pré-operatória foi 15 (DP 2) mmHg e a pós-operatória de 14 (DP 2) mmHg. Não houve diferença estatística entre os grupos na distribuição por gênero. Não foram observados efeitos adversos ou casos de endoftalmite.
Os resultados sugerem que o MFLX é uma opção segura para a prevenção de endoftalmite pós catarata.