Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código: P65

Área Técnica: Pesquisa Básica

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Clinica Oftalmologica Zona Sul
  • Secundaria: Universidade Federal de Pernambuco - (UFPE)

AUTORES

  • NELISE DE PAIVA LUCENA (Interesse Comercial:NÃO)
  • kaline sandrelli ferreira amorim (Interesse Comercial:NÃO)
  • alexandre paashaus da costa pinto (Interesse Comercial:NÃO)
  • maria isabel lynch gaete (Interesse Comercial:NÃO)
  • bruna marilia alves santos (Interesse Comercial:NÃO)
  • RODRIGO PESSOA CAVALCANTI LIRA (Interesse Comercial:NÃO)

Título

MOXIFLOXACINO INTRACAMERAL E UMA OPÇAO SEGURA PARA A PREVENÇAO DE ENDOFTALMITE POS CATARATA ?

Objetivo

moxifloxacina intracameral (MFLX) têm sido utilizada em todo o mundo como uma opção off-label para a prevenção de endoftalmite pós catarata. Existem algumas preocupações relacionadas com a segurança a longo prazo. O objetivo desta pesquisa foi estudar a segurança do MFLX intracameral.

Método

Série de casos prospectiva avaliou a utilização de MFLX para a prevenção de endoftalmite pós catarata (400 olhos de 400 pacientes). Critérios de inclusão foram: pacientes com indicação de cirurgia de catarata, ≥ 60 anos de idade, e sem história de alergia às quinolonas. Excluiu-se pacientes com outra doença ocular. A técnica operatória foi de facoemulsificação (Infiniti®, Alcon®) com implante de lente intra-ocular (Sensar® AR40e, Abbott®). Os pacientes receberam MFLX (150mg/0,03 ml) no final da cirurgia. Os principais resultados foram (pré-operatório e 2 meses de pós) contagem de células endoteliais, paquimetria, melhor acuidade visual corrigida, pressão intraocular, além de inicidência de endoftalmite. O consentimento escrito foi obtido de cada paciente. O comitê de ética em pesquisa da instituição aprovou o estudo. Foi calculada a estatística descritiva.

Resultado

55% eram do gênero feminino (221 pacientes), a idade média foi de 68 (DP- desvio padrão 5) anos, a densidade de células endoteliais pré-operatória foi 2452 (DP 313) cél/mm2 e a pós-operatória de 2142 (DP 275) cél/mm2, paquimetria pré-operatória foi 537 (DP 29) μm e a pós-operatória de 539 (DP 30) μm, a acuidade visual pré-operatória foi 20/70 e a pós operatória de 20/25, pressão intraocular pré-operatória foi 15 (DP 2) mmHg e a pós-operatória de 14 (DP 2) mmHg. Não houve diferença estatística entre os grupos na distribuição por gênero. Não foram observados efeitos adversos ou casos de endoftalmite.

Conclusão

Os resultados sugerem que o MFLX é uma opção segura para a prevenção de endoftalmite pós catarata.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás