Código: RC038
Área Técnica: Estrabismo
CORREÇAO CIRURGICA DE ESOTROPIA MIOPICA PROGRESSIVA PELA TECNICA DE YAMADA: UM RELATO DE CASO
DESCREVER A ABORDAGEM CIRURGICA UTILIZADA EM PACIENTE COM ESOTROPIA MIÓPICA PROGRESSIVA ADQUIRIDA, SEGUNDO A TÉCNICA DE YAMADA, EM QUE SE OBTEVE UM BOM RESULTADO NO PÓS-OPERATÓRIO.
NA ESOTROPIA MIÓPICA PROGRESSIVA, ADULTOS ALTO MÍOPES DESENVOLVEM UMA ESOTROPIA PROGRESSIVA DE GRANDE ÂNGULO, GERALMENTE ASSOCIADA A HIPOTROPIA, MUITAS VEZES COM UM RESULTADO CIRURGICO INSATISFATÓRIO. MHNA, SEXO FEMININO, 61 ANOS, ALTO MIOPE, COM QUEIXA PRINCIPAL DE DESVIO PROGRESSIVO EM OLHO DIREITO (OD). AO EXAME OFTALMOLÓGICO, APRESENTAVA EXOFTALMIA, ESOTROPIA E HIPOTROPIA EM OD; ACUIDADE VISUAL DE 20/400 EM OD (-15 DIOPTRIAS ESFÉRICAS) E 20/20 EM OE (-4,50 DE); FUNDOSCOPIA COM COROIDOSE MIÓPICA EM AMBOS OS OLHOS. REALIZOU TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA, EVIDENCIANDO ESTAFILOMA TEMPORAL SUPERIOR COM DESLOCAMENTO DE RETO SUPERIOR MEDIALMENTE E RETO LATERAL INFERIORMENTE. FOI SUBMETIDA A CIRURGIA DE CORREÇÃO DE ESTRABISMO PELA TÉCNICA DE YAMADA (HEMITRANSPOSIÇÃO DOS RETOS LATERAL E SUPERIOR), ASSOCIADA A RECUO DE RETO MEDIAL, MANTENDO-SE ORTOTRÓPICA APÓS O PROCEDIMENTO CIRURGICO.
O CASO CLINICO RELATADO É BASTANTE CARACTERISTICO DE UM QUADRO DE ESOTROPIA MIÓPICA PROGRESSIVA, COM ESOTROPIA DE INÍCIO TARDIO ASSOCIADA A HIPOTROPIA, ALÉM DE EXAME DE IMAGEM COM DESLOCAMENTO PATOLÓGICO DOS MUSCULOS RETOS LATERAL E SUPERIOR. USUALMENTE, OS RESULTADOS CIRURGICOS DESSA CONDIÇÃO SÃO POBRES E POUCO DURADOUROS, PORÉM, NESTE CASO, UTILIZANDO A TÉCNICA DE YAMADA, ASSOCIADA A RECUO DE RETO MEDIAL, OBTEVE-SE UM BOM RESULTADO PÓS-OPERATÓRIO, COM ORTOTROPIA MANTIDA.