Código: P62
Área Técnica: Patologia Externa
ESTUDO DO EFEITO ANTI-INFLAMATORIO DOS COMPOSTOS DO OLEO ESSENCIAL DE HYMENAEA COURBARIL EM FIBROBLASTOS DE PTERIGIO
Avaliar os efeitos anti-inflamatórios dos compostos trans-cariofileno e alfa-humuleno do óleo essencial de Hymenaea courbaril sobre fibroblastos de pterígio.
Culturas primárias de fibroblastos de pterígio foram expostas aos compostos trans-cariofileno e alfa-humuleno isoladamente e juntos, em triplicatas, comparando-os com os controles não expostos. A viabilidade celular foi determinada pelo teste do 3-(4,5-dimethylthiazol-2-diphenyl)-2,5-tetrazolium bromide (MTT) após 12, 24, 48 e 72 horas de exposição. Os níveis das citocinas IL-1β, IL-6, IL-8, TNF-α e IL-10 após a exposição foram mensurados pelo método de enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA).
O ensaio do MTT demonstrou que o α-humuleno, trans-cariofileno e as duas drogas juntas apresentaram o mesmo efeito citotóxico quando utilizadas em 0,5 e 5 μM, que é a concentração ótima a ser utilizada para estes compostos em testes de viabilidade in vitro. Quanto à produção de citocinas inflamatórias, houve um importante efeito anti-inflamatório verificado pela redução dos níveis de IL-6 com diferença estatisticamente significante na concentração 0.25μM, tanto para o humuleno (com P= 0,0439) quanto para o cariofileno (P= 0,0217) comparados aos controles. Apesar de apresentar uma tendência à maior efeito anti-inflamatório, não houve significância a partir da concentração 2.5μM.
Podemos concluir que os princípios ativos α-humuleno e trans-cariofileno exercem importante efeito anti-inflamatório sobre a produção de IL-6 de fibroblastos de pterígios, com diferença estatisticamente significativa na concentração 0.25μM quando comparados aos controles, com P= 0,0439 para o α-humuleno e P= 0,0217 para o trans-cariofileno, sendo o óleo essencial de Hymenaea courbaril um potencial agente alternativo para o tratamento do pterígio.