Sessão de Relato de Caso


Código: RC198

Área Técnica: Uveites / AIDS

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Universidade de São Paulo (USP)

AUTORES

  • NATACHA BISCARO JUNQUEIRA (Interesse Comercial:NÃO)
  • João Marcello Fortes Furtado (Interesse Comercial:NÃO)

Título

PAPILITE E VASCULITE BILATERAIS SECUNDARIAS A SIFILIS

Objetivo

O objetivo deste trabalho é relatar um caso atípico de sífilis ocular, diagnosticada devido à apresentação clínica e à forte associação epidemiológica.

Relato do Caso

Paciente de 45 anos, masculino, refere diminuição da visão em olho direito, há 14 dias, de maneira progressiva. Queixava-se também do corrimento uretral. Negava outros sintomas. Refere ter tratado sífilis, há cerca de um ano, com penicilina benzatina, dose única. Relata que companheira tomou duas doses de penicilina benzatina há uma semana, para tratamento de sífilis. Ao exame: AV corrigida de 0,5 em OD e 0,67 em OE. Biomicroscopia: olho calmo, córnea transparente, câmara anterior formada, ausência de reação de câmara anterior, íris trófica, cristalino transparente. FO OD: disco óptico edemaciado e com discreta hiperemia, vasos com calibre preservado, mácula com discreta perda do brilho foveal, ausência de lesões periféricas, retina colada. OE: disco óptico com discreta hiperemia, limites bem definidos, vasos com calibre preservado, mácula com discreta perda do brilho foveal, ausência de lesões periféricas, retina colada. OCT: defeito do EPR em região macular, principalmente em OD. Angiofluoresceinografia: vazamento vascular difuso e impregnação do disco óptico, bilateralmente. Após exames, paciente foi internado, iniciado ceftriaxone 1g endovenoso de 12 em 12 horas e prednisona 40mg/dia e solicitado exames. VDRL sangue: 1/64; FTA-ABs positivo. VDRL líquor: ½. Demais sorologias negativas O tratamento foi realizado por 14 dias e o paciente recebeu alta após com melhora da visão e dos exames.

Conclusão

Este caso demonstra uma apresentação atípica da sífilis ocular em que a chave do diagnóstico preciso foi o alto nível de suspeita clínica, que foi confirmado com testes sorológicos. A doença se apresenta com um curso indolente, e só foi constatada a presença de sinais inflamatórios oculares através de exames subsidiários. A sífilis ocular é uma manifestação incomum desta doença, mas importante para o seu diagnóstico; e temos observado o aumento do número de casos nos últimos anos.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás