Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código: P52

Área Técnica: Glaucoma

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Hospital Medicina dos Olhos

AUTORES

  • IZABELA NEGRAO FROTA DE ALMEIDA (Interesse Comercial:NÃO)
  • Michele Ushida (Interesse Comercial:NÃO)
  • Diego Torres Dias (Interesse Comercial:NÃO)
  • Flavio S S Lopes (Interesse Comercial:NÃO)
  • Igor Matsubara (Interesse Comercial:NÃO)
  • Fabio Kanadani (Interesse Comercial:NÃO)
  • Tiago Prata (Interesse Comercial:NÃO)

Título

AVALIAÇAO DA ESPESSURA DO TECIDO NEURAL PRE-LAMINAR DA CABEÇA DO NERVO OPTICO NO GLAUCOMA

Objetivo

Avaliar a espessura do tecido neural pré-laminar (PLNTt) da cabeça do nervo óptico como um parâmetro estrutural no glaucoma, e correlacionar com parâmetros convencionais em pacientes com e sem glaucoma

Método

Foi realizado um estudo observacional do tipo caso-controle, no qual os pacientes com glaucoma (GG) em diferentes estágios da doença e indivíduos saudáveis (GC) foram avaliados. Através da tomografia de coerência óptica (OCT) foram determinados os valores da PLNTt para cada paciente (com examinadores mascarados). Apenas as imagens de boa qualidade foram consideradas e, sempre que ambos os olhos eram elegíveis, um foi escolhido aleatoriamente. Os valores médios da PLNTt foram comparados entre os dois grupos. Além disso, investigamos sua capacidade discriminação e correlações com espessura convencional da camada de fibras nervosas da retina peripapilar (pRNFL) e com o estágio da doença (com base no índice de campo visual [VFI])

Resultado

Um total 58 olhos de 58 pacientes foram incluídos (29 olhos do GG e 29 do GC). A média VFI dos GG foi de 73±23,8%. Olhos do GG apresentaram uma PLNTt significativa mais fina em relação aos do GC (96±44μm vs 277±212μm; p<0,01). Houve uma correlação significativa entre os valores de espessura PLNTt e pRNFL (r=0,49; p<0,01). Apesar de não ser estatisticamente significativa, houve uma tendência para uma correlação não-linear positiva entre PLNTt e VFI (p=0,09). Comparação de áreas sob a curva ROC (AUCs) entre os dois parâmetros estruturais revelaram uma AUC significativamente maior para pRNFL (0,98) em comparação com PLNTt (0,77; p<0,01).

Conclusão

Embora a avaliação da PLNTt revelou diferenças significativas entre olhos com glaucoma e saudáveis, o seu desempenho diagnóstico foi pior quando comparado à análise pRNFL convencional. Acreditamos que algumas limitações deste método atual de medição (tais como medição manual, a influência do tamanho do disco e a resolução da imagem) devem ser superadas a fim de melhorar a sua utilidade potencial como um parâmetro no glaucoma.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás