Sessão de Relato de Caso


Código: RC056

Área Técnica: Lente de Contato

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Hospital de Olhos - C.R.O. Guarulhos- SP

AUTORES

  • ANTONIO TASSIO DE SOUSA MIRANDA (Interesse Comercial:NÃO)
  • MARCELO MASTROMONICO LUI (Interesse Comercial:NÃO)
  • ERIKA PIRES CARDOSO (Interesse Comercial:NÃO)

Título

USO DE PIGGYBACK PARA ADAPTAÇAO DE LENTES DE CONTATO EM PACIENTE PEDIATRICO

Objetivo

relatar um caso de adaptação de lentes de contato em paciente na faixa etária pediátrica com distrofia corneana, utilizando a técnica Piggback ou sistema a cavaleiro. Essa técnica consiste em um sistema de adaptação de lentes de contato rígida gás-permeável (LC-RGP) com alto Dk , sobre uma lente gelatinosa descartável de alta hidratação e baixa espessura ou lente de contato hidrogel.

Relato do Caso

E.B.S.L. 08 anos de idade, feminino, estudante, natural e residente de Guarulhos-SP, em uso de óculos desde os 5 anos de idade para correção de miopia, com piora da acuidade visual. Paciente com acuidade visual sem correção OD 20/60pp e OE 20/400. Ao exame de refração: OD: -2,00 esf -1,25 cil. 15° 20/40; OE: sem melhora, Biomicroscopia: OD: córnea com presença de estrias leves, OE: córnea com presença de leucoma central; PIO:10mmHg e 8 mmHg; Fundoscopia: sem alterações. PAM OD20/25 parcial e OE20/30p. Realizado teste de adaptação com lente RGP em OE: lente century XO da optolentes, material Boston XO Dk100, parâmetro 39.00, plana, 10.2. Lente ficou, com mobilidade exagerada, descentrada inferior, e padrão de fluoresceína acumulada em bordas, queixa de desconforto. Na sequência foi testada lente permeafluor 73 RGP asférica, material Boston EO, DK 71, parâmetros: 39.75, plano, 10.3; com uma sobrefração de +5.00 DE, lente ficou centrada, com boa mobilidade, córnea clara e olho calmo, com AV de 20/30parcial, porém manteve leve desconforto após 1h de uso de Lente- RGP, realizado adaptação com lente Acuvue Oasys Bandage, material senofilcon A, DK147, plana curva de 8.4, e diâmetro de 14.0, com melhora do desconforto ocular, e sem sinais de irritação ocular mantendo AV de 20/30p.

Conclusão

A prescrição de lentes de contato para crianças requer o desenvolvimento de uma boa cooperação entre o paciente, os pais, e o médico. As recompensas de usar lentes de contato para os pacientes pediátricos apropriados incluem não apenas a melhora visual, mas também a sua qualidade de vida, pois permitem um melhor desenvolvimento da AV, amenizando, assim a ambliopia.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás