Código: P13
Área Técnica: Cirurgia Refrativa
PARAMETROS DE DEFORMAÇAO CORNEANA PARA O DIAGNOSTICO DE CERATOCONE
Desenvolver um modelo de máquina de suporte de vetores (SVM) baseados nos parametros de deformação corneana (PDC) obtidos com o Corvis ST® (Oculus; Wetzlar, Alemanha) para distinguir corneas normais e com ceratocone.
Estudo retrospectivo, analisou-se um olho randomicamente selecionado de 227 pacientes normais e 101 pacientes com diagnóstico de ceratocone clinico incluindo topografia de Placido e tomografia com sistema de Scheimpflug. Todos os pacientes foram analisados com Corvis ST (OCULUS Optikgeräte GmbH; Wetzlar, Alemanha) para extrair PDC, pressão intra-ocular e espessura horizontal. Modelo de SVM foi contruido para distinção entre os grupos. Curvas ROC foram usadas em um sistema de validação "hold-out" para avaliar a acurácia do modelo.
O modelo SVM obteve área sob a curva (AUC) de 0.97 com sensibilidade de 93.3% e especificidade de 90%. Estatisticamente maior que taxa de amplitude de deformação em 2mm (melhor parâmetro individual) 0.933 (p<0.001)
É possível distinguir a córnea normal da córnea com ceratocone baseando-se exclusivamente no PDC. O PDC-SVM pode ser usado em conjunto com com dados geometricos (espessura horizontal e curvatura central) para futuramente melhorar a acurácia diagnóstico de desordens ectásicas e caracterizar a susceptibilidade para ectasia.