Código: RC144
Área Técnica: Retina
FOSSETA DO DISCO OPTICO, UM RELATO DE CASO.
Avaliação de paciente com histórico de baixa acuidade visual de longa data (Acuidade visual -AV: vultos) para possível melhora ou não de tal situação.
Paciente sexo masculino, 57 anos de idade, residente em Brasília DF, com história de baixa acuidade visual em olho direito (OD) desde a infância. Sem comorbidades associadas, e sem históricos familiares de doenças oculares graves. Compareceu ao Intituto Visão de oftalmologia para consulta de rotina e renovação da prescrição de lente corretiva. Sua melhor acuidade visual era 20/30 no olho esquerdo (OE) com +0.50-0.75 170º ; Perto:J1 , e Vultos no OD - legalmente cego. À biomicroscopia, não observou-se nada digno de nota. A pressão intraocular (PIO) era 15mmHg em ambos os olhos. À oftalmoscopia, OD apresentou disco óptico corado, de bordos nítidos, com fosseta do nervo óptico, mácula com reflexo macular diminuído, com atrofia retiniana em feixe além de papiloma macular e inferior. OE apresentou disco óptico com escavação fisiológica (0,2x0,2), sem outras alterações. Na retinografia fluorescente apresentou: OD -mácula: presença de extensa área de hiperfluorescência por defeito em janela e por impregnação, associado a hipofluorescência central; disco óptico: fluorescência preservado e hipofluorescência fisiológica tardia do anel escleral, hiperfluorescência temporal inferior correspondendo à fosseta; OE: nada digno de nota. À retinografia simples OD: descolamento de vítreo posterior, fosseta do disco óptico, presença de área de atrofia do EPR macular envolvendo a fóvea. OE não apresentou nada digno de nota.
A fosseta do disco óptico é uma má formação congênita, descrita pela primeira vez em 1882, em um paciente do sexo feminino, de 62 anos de idade. Lea I ore pelo fechamento imperfeito da birds superior da fissura embrionoária. É uma condição rara, acomete 1 em 10.000 indivíduos, não tendo predileção por gênero ou raça. Deve ser diagnosticada precocemente para que a fosseta seja cercada com fotocoagulação para evitar as complicações descritas neste estudo e a baixa acuidade visual consequente.