Código: P11
Área Técnica: Cirurgia
AVALIAÇAO DA REMOÇAO DA CAPSULA DE TENON NA CIRURGIA DE PTERIGIO PRIMARIO
Avaliar se a remoção da cápsula de Tenon durante a cirurgia de exérese de pterígio com autotransplante de limbo e conjuntiva oferece melhor resultado pós-operatório.
Estudo prospectivo, controlado, mascarado e randomizado realizado nas dependências do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, Joinville-SC. Pacientes maiores de 18 anos com pterígio primário, após assinarem termo de consentimento, foram divididos em dois grupos: (1) exérese de pterígio com a remoção da cápsula de Tenon e (2) sem a remoção da capsula de Tenon. Todos os pacientes foram submetidos a cirurgia com fixação de autotransplante conjuntival por adesivo tecidual. Todos pacientes foram examinados antes e com 01, 07, 30 e 90 dias após o procedimento. Foi aplicado questionário sintomatológico e SCORE de sinais clínicos inflamatórios em cada visita.
Cirurgias sem intercorrência foram realizadas em sessenta e cinco olhos. Não foram encontradas diferenças estatísticas significantes nos dois grupos com relação ao questionário de sintomas, SCORE de sinais clínicos e taxa de recidiva entre os dois grupos (P>0,05). No grupo 2, foi observado maior incidência de granuloma cicatricial.
Em caso de pterígio primário, a remoção da cápsula de Tenon não se mostrou determinante no resultado final da cirurgia e não interferiu na taxa de recidiva.