Código: P74
Área Técnica: Prevenção de Cegueira
MICROCEFALIA POR ZIKA VIRUS:FUNÇAO VISUAL DOS BEBES ATENDIDOS NO NUCLEO DE TRATAMENTO E ESTIMULAÇAO PRECOCE DA UFC-CE.I
IDENTIFICAR E ANALISAR AS ALTERAÇÕES DA FUNÇAO VISUAL ENCONTRADAS EM CRIANÇAS MICROCEFALICAS POR INFECÇÃO CONGENITA POR ZIKA VÍRUS.
FOI REALIZADO ESTUDO DOCUMENTAL DESCRITIVO-ANALITICO DE 20 CASOS DE LACTENTES COM MICROCEFALIA DE CAUSA ATRIBUIDA A INFECÇÃO CONGENITA POR ZIKA VÍRUS. TODOS OS LACTENTES FORAM ATENDIDOS POR EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO NUCLEO DE TRATAMENTO E ESTIMULAÇÃO PRECOCE(NUTEP) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ(UFC), ENTRE OUTUBRO DE 2015 A ABRIL DE 2016.
O exame oftalmológico realizado nos pacientes evidenciou uma série de alterações as quais prejudicam a função visual dos mesmos. O reflexo vermelho estava presente em todos os pacientes, em ambos os olhos. Alterações da motilidade ocular estavam presentes em cerca de 50% dos pacientes, com achados de incoordenação ocular e esotropia. Reação a luz e fixação deficientes também foram encontradas em uma grande parcela dos casos analisados. Os pacientes realizaram Mapeamento de Retina,os quais evidenciaram os seguintes achados: rarefação de epitélio pigmentar da retina, palidez do nervo óptico, hipoplasia de nervo óptico.Tabelas e estatísticas de percentagem dos achados serão anexadas.
CONCLUIMOS que, através da análise dos achados oftalmológicos e das seriadas avaliações do desenvolvimento da função visual dos lactentes acometidos congenitamente pelo Zika Vírus, indica a necessidade de acompanhamento multidisciplinar, com ênfase na Estimulação Visual Precoce, acompanhamento das alterações retinianas, da motilidade ocular e da correção de ametropias por Oftalmologista e seguimento de protocolo para Atenção ao Portador de Microcefalia e sua família.