Código: P95
Área Técnica: Uveites / AIDS
PERFIL DAS UVEITES NO HOSPITAL UNIVERSITARIO DA CIDADE DE JOAO PESSOA- PARAIBA.
AVALIAR E ANALISAR O PERFIL CLÍNICO EPIDEMIOLÓGICO DAS UVEÍTES DIAGNOSTICADAS NO CENTRO DE REFERENCIA EM OFTALMOLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITARIO LAURO WANDERLEY-PB.
TRATA-SE DE UM ESTUDO QUANTITATIVO, RETROSPECTIVO, OBSERVACIONAL E TRANSVERSAL REALIZADO ATRAVÉS DA ANÁLISE DE PRONTUÁRIO. OS PACIENTES FORAM SELECIONADOS NO AMBULATORIO DE UVEITES DO CEROF/HULW-PB NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE OUTUBRO 2013 E MAIO 2014. FORAM ANALISADOS 38 PRONTUÁRIOS QUE TIVERAM SUAS VARIAVEIS DISTRIBUIDAS E AGRUPADAS EM CATEGORIAS. FORAM UTILIZADOS A ANÁLISE MÉDIA E OS PROGRAMAS SPSS, VERSÃO 2000-MICROSOFT WORD E EXCEL, VERSÃO 2010.
DO TOTAL DE PACIENTES NÃO HOUVE DIFERENÇA ESTATÍSTICA ENTRE OS SEXOS FEMININO E MASCULINO. A MÉDIA DE IDADE FOI DE 40 ANOS, SEM CASOS OCORRIDOS EM CRIANÇAS. A QUEIXA PRINCIPAL MAIS COMUM FOI BAIXA ACUIDADE VISUAL (63,2%), SEGUIDA DE DOR OCULAR (26,3%). A UVEÍTE ANTERIOR E A UVEÍTE DIFUSA REPRESENTARAM 36,8% CADA, A UVEITE POSTERIOR 21,1% E A UVEÍTE INTERMEDIÁRIA 5,3%. EM 57,9% DOS PACIENTES A ETIOLOGIA FOI DE ORIGEM DESCONHECIDA. DENTRE AS CAUSAS INFECCIOSAS (31,6%), A TOXOPLASMOSE ATINGIU 83,3% E DENTRE AS CAUSAS NÃO INFECCIOSAS (10,7%), A SARCOIDOSE E A ESPONDILITE ANQUILOSANTE REPRESENTARAM 50% CADA. DOS CASOS ANALISADOS 73,7% FORAM UNILATERAIS.
OBSERVOU-SE A UVEÍTE DE CAUSA DESCONHECIDA COMO PRINCIPAL ETIOLOGIA DOS CASOS ANALISADOS ESTIMULANDO DESSA FORMA A CONTÍNUA PESQUISA ACERCA DOS AGENTES CAUSADORES E ENTIDADES CLÍNICAS. RESSALTA-SE AINDA DENTRE AS CAUSAS DE ORIGEM INFECCIOSA A ALTA PREVALÊNCIA DA TOXOPLASMOSE.