Código: P25
Área Técnica: Córnea
AVALIAÇAO DAS COMPLICAÇOES EM CURVA DE APRENDIZADO EM REALIZAÇAO DE TRANSPLANTE ENDOTELIAL DE CORNEA (DMEK).
Avaliar as complicações na curva de aprendizagem de transplante endotelial de córnea (DMEK) no tratamento das disfunções endoteliais corneanas no serviço do Instituto da visão localizado em Ribeirão Preto – SP.
Foram realizados 60 transplantes de córnea em 60 pacientes, feito levantamento de dados retrospectivo avaliando as complicações encontrados principalmente ao início da curva de aprendizado do cirurgião. O enxerto foi preparado e foi inserido no receptor de Câmara Anterior após a remoção da membrana Descemet dos destinatários. Todas as cirurgias foram registrados.
Dos 60 pacientes operados foram identificadas complicações em 15 pacientes , sendo estes principalmente nas primeiras 25 cirurgias . As complicações observadas 33,3 % foram upside down, 40% primeira falha e 26,66 % com descolamento total. Dos pacientes com resultado bom 4 foram submetidos a rebubble. Não foram observadas outras complicações como hemorragia intra-ocular, falência do enxerto primário, glaucoma de ângulo fechado ou edema macular cistóide.
Esta série de casos mostra que a curva de aprendizagem no DMEK através da contabilização dos números de enxertos funcionais sem complicações aumentou com a experiência cirúrgica. Não se correlacionou com o resultado clínico, apenas a presença de um enxerto funcional.