Código: P38
Área Técnica: Epidemiologia
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES PEDIATRICOS ATENDIDOS NO PRONTO-SOCORRO DE OFTALMOLOGIA DO COMPLEXO HOSPITALAR PADRE BENTO DE GUARULHOS E CORRELAÇAO COM OS DIAGNOSTICOS ENCONTRADOS
Avaliar o perfil epidemiológico das crianças atendidas no pronto-socorro de Oftalmologia do CHPBG e conhecer as causas de encaminhamento pediátrico ao serviço de emergência.
Estudo transversal, descritivo, não intervencionista com base em informações específicas coletadas através de ficha padrão dos pacientes de 0 a 18 anos incompletos atendidos em março e abril de 2016. As informações foram obtidas mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos responsáveis e Termo de Assentimento pelos pacientes de 12 a 18 anos incompletos.
Foram pesquisados 194 pacientes, dos quais 108 meninos e 86 meninas. A faixa etária predominante foi a de 12 a 17 anos incompletos, e a patologia mais diagnosticada a conjuntivite, seguida do conjunto blefarite/hordéolo/calázio. A faixa etária menos frequente foi de 4 a 6 anos. O tempo de história da doença mais encontrado foi de 2 a 7 dias, embora histórias com mais de uma semana tivessem sido frequentemente encontradas.
Os trabalhos sobre perfil epidemiológico do público pediátrico em PS Oftalmológico são escassos no país. Embora não sendo emergência médica, há que se perceber que o conjunto de patologias blefarite/hordéolo/calázio foi motivo frequente de atendimentos, o que sugere o pouco conhecimento oftalmológico dos plantonistas pediatras. Conclui-se ser necessária maior ênfase no ensino deste na residência médica e faculdade de medicina. São necessários mais estudos semelhantes para melhor conhecimento deste tipo de perfil epidemiológico e, assim, aprimorar o atendimento da faixa etária pediátrica na linha de frente das emergências.