Código: P99
Área Técnica: Visão Subnormal
POR QUE OS ESCOLARES COM BAIXA VISAO DEVEM REALIZAR A PROVINHA BRASIL?
Identificar por meio da matriz da Provinha Brasil, as habilidades de leitura e escrita de escolares com baixa visão, matriculados nas três primeiras séries do ensino fundamental.
Realizou-se pesquisa descritiva de cunho qualitativo. A população foi composta por escolares com baixa visão. Para a coleta de dados foram elaborados materiais considerando as especificidades da população. Foi solicitado que os escolares fizessem o reconhecimento de letras e sílabas, palavras e frases e escrevessem palavras e frases. Os resultados foram analisados considerando-se a fase da psicogênese da escrita em que a criança se encontrava.
Participaram da pesquisa oito escolares com baixa visão que mostraram habilidades na identificação das letras do alfabeto, ocorrendo o mesmo na identificação das imagens associadas às palavras. No tocante aos sinais gráficos, verificou-se que todos os escolares apresentaram dificuldades e fizeram o reconhecimento de apenas 23% dos sinais. Em relação à leitura e a escrita de palavras verificou-se que a maioria (87,5%) apresentou bom desempenho.
De acordo com as exigências demandadas para a realização da Provinha Brasil, todos os escolares avaliados encontravam-se dentro do nível de alfabetização esperado. Os materiais produzidos para a avaliação, foram adequados às necessidades visuais, abrangendo, tamanho de fonte, tipo de fonte e contrastes que facilitaram a identificação/reconhecimento do material escrito. Segundo o relato de familiares, no dia da realização da Provinha Brasil, alguns escolares foram convidados a não irem à escola. É imprescindível que os resultados desta pesquisa sejam informados à comunidade escolar, para que haja o investimento no uso de recursos de tecnologia assistiva, contribuindo ao melhor desempenho visual dos escolares na Provinha Brasil.