Código: P34
Área Técnica: Epidemiologia
PREVALENCIA DE SINTOMAS DA SINDROME DA VISAO DO COMPUTADOR ENTRE ACADEMICOS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Avaliar a prevalência dos sintomas da Síndrome da Visão do Computador entre acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, com base na escala Computer Vision Symptom Scale (CVSS17).
O estudo tem delineamento do tipo transversal, com a amostra de 240 indivíduos. A amostragem foi definida por conveniência (não probabilística), sendo inclusos todos os acadêmicos que responderam ao questionário após assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, incluindo os já portadores de alguma limitação visual que utilizem óculos ou lente de contato. Os dados foram coletados através do questionário padronizado CVSS17 e avalia os seguintes sintomas: cansaço ocular, ardência ocular, olho vermelho, fotofobia, entre outros. Os dados foram armazenados e avaliados com auxílio do programa Microsoft Excel® e foram submetidos ao teste qui-quadrado.
Dos 240 indivíduos participantes, 39,1% são homens e 60,9% mulheres, com idades entre 18 e 33 anos e idade média de 23,2 anos. Avaliaram-se os sintomas ocorridos em momentos de uso do computador para fins acadêmicos, nas quatro semanas que antecederam o estudo. Do total de participantes, 81,2% relataram cansaço ocular; 25,9% sentiram dor ocular frequentemente; 35,9% referiram peso ocular sempre ou frequentemente; 56,5%: queimação ocular; 49,8% necessitaram esforçar seus olhos para ver melhor; 39,7% sentiram-se "vesgos"; 73,2% tiveram fotofobia; 29,7% lacrimejaram com frequência; 81,1% sentiram os olhos pesados e 56,1% sentiram olho seco.
A alta prevalência dos sintomas demonstra a relevância clínica do assunto na atualidade, o qual requer mais estudos e a adoção de medidas socioeducativas e ergonômicas para a prevenção e diminuição dos sintomas.