Código: RC109
Área Técnica: Plástica Ocular
ALTERAÇOES DE VIAS LACRIMAIS EM PACIENTE COM SINDROME DE DOWN
Indivíduos com Síndrome de Down apresentam alterações na face e nas narinas que favorecem a obstrução das vias lacrimais excretoras (VLE). O objetivo deste foi relatar a evolução dos portadores de Síndrome de Down e alterações da drenagem lacrimal submetidos a tratamento em nosso serviço.
O estudo é uma analise retrospectiva de pacientes com Síndrome de Down acompanhados no serviço de vias lacrimais do HC-Faculdade De Medicina De Botucatu – UNESP, de 2007 ate 2015. Durante o período do estudo foram acompanhados quatro pacientes com Sindrome de Down e obstrução baixa das VLE. A idade variou de 9 a 22 anos. Todos os pacientes eram do sexo masculino e tinham queixa de epifora, sendo a queixa bilateral em três indivíduos. Nenhum dos pacientes havia desenvolvido dacriocistite aguda ou fistula. A principal alteração ao exame oftalmológico foi a presença de refluxo de secreção a expressão do saco lacrimal e teste de excreção da fluoresceína positivo. Seis VLE foram submetidas a intervenção cirúrgica. A dacriocistorrinostomia externa foi o procedimento realizado inicialmente em 04 VLE, com colocação de stent em 02 VLE. Foi necessário rebordar 04 VLE, realizando-se dacriocistorrinostomia endoscópica em 50%. Das 07 VLE tratadas, houve resolução do quadro em 6, restando epifora em uma delas.
Observamos desfecho desfavorável com alta taxa de reintervenção em portadores de Síndrome de Down e obstrução das VLE, provavelmente decorrente dos fatores associados.