Código: P82
Área Técnica: Retina
MODELO EXPERIMENTAL PARA AVALIAR OS BENEFICIOS DA LUTEINA NA PREVENÇAO DA FOTOTOXICIDADE RETINIANA DURANTE CIRURGIAS VITREORETINIANAS GERADA PELAS FONTES DE ILUMINAÇAO DE XENONIO
Avaliar os benefícios da luteína na prevenção da fototoxicidade retiniana durante cirurgias vitreoretinianas gerada pelas fontes de iluminação de xenônio.
Estudo prospectivo transversal em olhos de coelhos pigmentados submetidos a simulações de iluminação similares às utilizada em cirurgias vítreorretinianas de macula. Os coelhos foram divididos em dois grupos e cada grupo foi exposto a um comprimento de onda escolhido (ou 420nm ou 435 nm) de uma fonte de iluminação de xenônio. Além disso, em alguns animais de cada grupo foi administrado suprimento de 10mg Luteina via sistêmica por sete dias. Foram realizados os seguintes procedimentos para quantificar os danos retinianos: Eletrorretinografia, retinografia, Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e Angiografia Fluoresceínica no pré e pós-operatório.
A intensidade máxima das fontes de iluminação e da sonda de endoiluminação não excedeu às utilizadas comercialmente. Todos animais que foram submetidos ao experimento apresentaram algum tipo de fototoxicidade independentemente do comprimento de onda e administração sistemica de luteína. Os danos teciduais foram evidenciados nos exame de angiofluoresceinografia com áreas de hiperfluorescencia por vazamento e no OCT com áreas de hiperrefletividade das camadas mais internas e/ou externas da retina e EPR.
A administração sistêmica de luteína não apresentou beneficio protetor para fototoxicidade ao comparar com o grupo controle.