Código: P75
Área Técnica: Prevenção de Cegueira
ESTUDO DA SERIE HISTORICA DE PACIENTES DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇAO VISUAL
Conhecer a série histórica de pacientes com deficiência visual que buscaram um serviço universitário de reabilitação; identificar suas características sociodemográficas, verificar os diagnósticos prevalentes e propor ações preventivas.
Trata-se de um estudo exploratório retrospectivo realizado em uma universidade pública, a partir da série histórica do período de maio de 2004 a dezembro de 2014. Para a coleta de dados foram utilizadas fontes secundárias, tais como o banco de dados e os prontuários institucionais da população de deficientes visuais que procurou o serviço no referido período.
Observou-se que 53,3% dos pacientes eram do sexo masculino e 46,7% do sexo feminino, com média de idade de 41,8 anos (± 18,1), sendo que a maioria se encontrava na faixa entre 30 e 50 anos. Quanto à origem dos pacientes, observou-se predomínio daqueles procedentes da Região Metropolitana de Campinas (72,3%). Em relação à renda mensal, 36,3% recebiam 1 salário mínimo, no geral decorrente do benefício de aposentadoria. Quanto a deficiência visual, 20,7% dos pacientes eram cegos e 79,3% com baixa visão. O diagnóstico prevalente entre as pessoas com cegueira foi a retinopatia diabética (22,8%) e entre os casos de baixa visão, a corioretinite macular foi mais frequente (12,0%).
A retinopatia diabética é das complicações mais comuns e está presente tanto no diabetes tipo 1 quanto no tipo 2, e afeta em geral pessoas com longo tempo de doença e descontrole glicêmico. Quando resulta em perda visual constitui índice de morbidade de elevado impacto econômico e social, sendo a causa mais frequente de cegueira adquirida. A retinopatia diabética adquirida pode ser prevenida através de atenção e cuidado, e deve estar nas prioridades da prevenção da promoção da saúde ocular.