Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código: P92

Área Técnica: Uveites / AIDS

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)

AUTORES

  • RAFAELLA MARQUES DE BRITTO FREIRE (Interesse Comercial:NÃO)
  • BRUNO VILAÇA TORRES PINTO (Interesse Comercial:NÃO)
  • TIAGO EUGÊNIO FARIA E ANDRADE (Interesse Comercial:NÃO)
  • JOÃO LINS DE ANDRADE NETO (Interesse Comercial:NÃO)

Título

ACHADOS AUDIOLOGICOS EM PACIENTES COM DOENÇA DE VOGT-KOYANAGI-HARADA

Objetivo

Caracterizar o perfil auditivo de pacientes com doença de Vogt-Koyanagi-Harada (VKH) em acompanhamento na Fundação Altino Ventura.

Método

Estudo transversal incluindo pacientes com diagnóstico de doença de VKH sem outros fatores de risco para lesões ou doenças auditivas atendidos durante o período de outubro a dezembro de 2015. Os pacientes foram submetidos a exame oftalmológico para determinação da forma e estágio da doença, assim como avaliação otológica com audiometria tonal e vocal.

Resultado

A amostra foi de 10 pacientes, todos do gênero feminino com média de idade +- desvio padrão (DP) de 40,7 +- 12,1 anos (24 a 60 anos) e a média de duração da doença +- DP foi 7,7 +- 7,6 anos (1 a 23 anos). A maior parte dos pacientes (6 dos 10) apresentavam a forma provável da doença de VKH e todos estavam no estágio tardio da doença. No momento do exame, 6 dos 10 pacientes apresentavam uveíte em remissão. Em relação às queixas auditivas, entre os 10 pacientes estudados, 2 referiam hipoacusia e 5 referiam zumbido. No exame de audiometria, 3 dos 10 pacientes apresentaram resultados alterados nas frequências altas de 6 e 8 KHz. Os pacientes com alterações na audiometria apresentavam uma maior duração da doença do que aqueles com audiometria normal (respectivamente, 16,0 +- 9,6 anos e 4,1 +- 2,6 anos, p=0,012).

Conclusão

Pacientes com VKH, em especial aqueles com maior duração da doença, podem apresentar diminuição da sensibilidade audiométrica nas frequências altas mesmo na ausência de queixas auditivas. Sendo assim, esses pacientes merecem acompanhamento oftalmológico e audiométrico seriado para melhor controle da doença e suas complicações.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás