Código: RC185
Área Técnica: Trauma
EDIPISMO: RELATO DE CASO
Edipismo é descrito desde o século III DC e denota a forma mais grave de automutilação envolvendo os olhos. O relato se propõem a informar oftalmologistas sobre essa rara patologia.
AGDS, 48, masculino. Compareceu a UER-UNICAMP com relato de dor intensa em região frontal há 3 dias, após o que foi tomado, durante a noite, por um forte pensamento de retirar os olhos. Realizou enucleação bilateral usando os dedos, referindo remissão da dor após. Esquizofrenia desde 21 anos com tratamento irregular. Usuário de cannabis, etilista e tabagista. Surtos prévios com alucinação visual, auditiva e comportamento agressivo. Ao exame, paciente orientado autopsiquicamente e fora de surto. Apresentava pálpebras edemaciadas, globos avulsionados para fora da cavidade orbitária, rotados lateralmente (90) com córneas direcionadas temporalmente, inserção do m. reto medial anteriormente em relação a linha média. Peritomia 360 em fórnices conjuntivais. TC de crânio demonstrou avulsão total de nervos ópticos. Realizado enucleação bilateral sob anestesia geral.
A Incidência é de 1:1 nos sexos e ocorre entre 15 e 60 anos sendo metade bilateral. Comorbidades mais frequentes incluem esquizofrenia e abuso de drogas, associados a comportamentos autodestrutivos prévios, autocrítica prejudicada e algesia reduzida. O conteúdo do pensamento é relacionado a questões religiosas e sexuais. Referências bíblicas são comuns, como a citação de Matheus 18:9 “ Se um dos teus olhos te faz pecar, arranca-o, e lança-o fora de ti, pois melhor é entrares na vida com um olho só, do que, tendo os dois, seres lançado no fogo do inferno. “ Édipo, rei de Tebas, arrancou os próprios olhos para se livrar do pecado de ter se deitado com sua mãe. Apesar de difícil predição e prevenção, o Edipismo é uma doença que deve ser aventada em pacientes com tentativas de automutilação e suicídio. Sua abordagem exige próxima colaboração entre Oftalmologistas e Psiquiatras, para que o paciente tenha condições de aderir de forma efetiva a um programa de reabilitação visual e social