Código: P67
Área Técnica: Plástica Ocular
Achados clínicos e radiológicos relacionados ao uso sistêmico de Propranolol no Hemangioma Infantil Periocular
Verificar a eficácia do uso de Propranolol , na dose de 3mg/kg/dia, em pacientes com Hemangioma Infantil periocular, através dos achados clínicos e radiológicos.
Este é um estudo prospectivo intervencionista não comparativo, numa população pediátrica com Hemangioma Infantil, virgem de tratamento, atendida no ambulatório de Oftalmologia do HC-FMUSP(SP). Todos os pacientes foram submetidos a exame oftalmológico completo. Também foram realizados exames de imagem: Ultrassom Doppler(UD) e Ressonância Nuclear Magnética(RNM), exceto nos casos das lesões superficiais. A regressão da lesão foi estudada a partir do tratamento com Propranolol 10mg. Nove pacientes com Hemangioma Infantil com lesões potencialmente ambliogênicas e desfigurantes receberam Propranolol como monoterapia desde o início do tratamento, dose inicial de 0.5mg e final de 3.0mg/kg/d. O tratamento foi iniciado entre 2 e 28 meses de vida, com “follow-up” entre 3 e 36 meses. β-bloqueador foi utilizado por 2-15 meses(média 7.6 meses ).
Um total de 9 crianças com Hemangioma Infantil , foram tratadas sistemicamente com Propranolol 10mg. A taxa de regressão clínica da lesão foi observada em 88% dos casos, com hipoatenuação e diminuição de volume, observada nos primeiros dias de tratamento , incluindo dois pacientes acima de 1 ano de idade . Em relação aos achados radiológicos, também observamos diminuição do volume da lesão e um aumento no índice de resistência(IR) com o avanço do tratamento.
Observamos, no nosso estudo, que o Propranolol na dosagem de 3mg/kg/dia mostrou-se efetivo clínica e radiologicamente , no tratamento das lesões hemangiomatosas na fase proliferativa, e ,mesmo quando introduzido tardiamente, após primeiro ano de vida, parece acelerar o processo de involução da lesão.