Código: RC003
Área Técnica: Catarata
COMPLICAÇAO EM CIRURGIA DE CATARATA COM FEMTOSEGUNDO
Descrever um caso clínico de complicação de cirúrgia de catarata realizada pelo femtosegundo (LENSEX) devido erro de cálculo pelo OCT resultando em perfuração corneana.
A.R.P. 61 anos,feminina, com transplante penetrante em OD há 5 anos, com AV de OD=20/800, sem melhora refracional. Não tolerava óculos ou lentes de contato. À biomicroscopia, catarata nuclear+++ e alto astigmatismo (10D). Optou-se por LENSEX com LIO tórica, e incisão arqueada para correção do astigmatismo residual,uma vez que esta tórica corrige cerca de 4,00 dioptrias. No intraoperatório, houve perfuração corneana na incisão inferior, verificada através da presença de viscoelástico saindo pela incisão. Realizou-se a sutura em ambas incisões, mesmo não havendo perfuração na superior, para controle do astigmatismo. Apesar da intercorrência, houve evolução satisfatória com AV de 20/25 cuja refração foi de OD=+2.0 esf -2.5 cil à 90, após 6 meses.
Diante disto, nota-se a importância da atenção e do conhecimento às novas tecnologias para execução de facoemulsificação a laser.Neste caso, a perfuração foi resultado da falta de percepção do aumento da espessura corneana (875 micra) no local da incisão calculado pelo LENSEX.Portanto, é preciso atentar não apenas para as imagens da OCT no monitor, como também aos cálculos realizados pelo mesmo, que podem estar alterados devido a opacidades dos meios.