Código: P98
Área Técnica: Visão Subnormal
O CUIDADO A SAUDE DA PESSOA COM DEFICIENCIA VISUAL: CONHECIMENTO E CONDUTA DE AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE
Objetivo: Verificar conhecimento e conduta de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no que se refere à deficiência visual em um município da região metropolitana de Campinas- São Paulo – Brasil, após a implantação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
Trata-se de um levantamento descritivo e analítico transversal. A coleta de dados ocorreu em 2015, por meio de questionário autoaplicável entre Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Foi realizada análise quantitativa dos dados por meio de medidas de resumo (média, desvio padrão, mínimo, mediana, máximo). As associações entre variáveis foram testadas por meio dos testes: Qui-Quadrado, exato de Fisher e Mann-Whitney. O nível de significância adotado foi de 5%. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob nº CAAE 46001215.7.0000.5404.
A população foi composta por 77 ACSs com média de idade de 35,93 sendo a maioria com ensino médio completo (55,26%). Constatou-se que a maioria dos ACSs referiu não conhecer o serviço de reabilitação de referência (51,95%). Dentre os que referiram conhecer 97,30% identificaram o serviço de referência. A grande maioria dos ACSs não passou por capacitação para a área da pessoa com deficiência (90,91%), porém esse dado não influenciou significativamente suas condutas em relação à identificação e encaminhamento.
Observou-se que os ACS não têm claramente o conhecimento sobre a deficiência visual e seus tratamentos, no entanto tem se dado adequadamente a identificação e o encaminhamento no que se refere à atenção à saúde da pessoa com deficiência visual preconizada na Rede de Cuidados à pessoa com deficiência.