Código: P37
Área Técnica: Epidemiologia
PERFIL DEMOGRAFICO DE INDIVIDUOS ATE 19 ANOS SUBMETIDOS A EXAME REFRACIONAL E SUA RELAÇAO COM ANISOMETROPIA E AMBLIOPIA.
identificar o perfil demográfico de população até os 19 anos de idade atendida em município do interior de São Paulo; avaliar presença de erros refracionais e a coexistência de ambliopia e anisometropia nesses pacientes.
Estudo retrospectivo e transversal, de amostra intencional, realizado de Fevereiro de 2007 até Agosto de 2008, por uma equipe da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP. 369 indivíduos foram submetidos a exame oftalmológico completo. Dados de interesse foram selecionados e tabelados em excel, sendo eles: idade, sexo, renda familiar, número de habitantes por casa, uso de correção óptica, exame oftalmológico prévio, acuidade visual, refração. Dados categóricos foram representados por frequências percentuais. Dados contínuos foram representados pelas médias e desvios padrão, ou mediana e quartis (p25-p75).
Entre as crianças avaliadas 45% eram do sexo masculino com idade média de 4,68 anos e mediana de 4 anos, 8% faziam uso de correção óptica, 32% fizeram exame de vista prévia, 88% tinham acuidade visual maior ou igual a 0,7; 8% tinham acuidade visual entre 0,7-0,3; 3% acuidade entre 0,3-0,05; 1% acuidade visual menor que 0,05; 82% dos pacientes tinham entre 0-9 anos, a média de habitantes na casa era de 4,66 e mediana de 4. Foram identificados 9% de míopes, 8% emetropes e 83% hipermetropes com taxa de 5% de anisometropia e 1% de ambliopia.
Os erros refracionais continuam sendo subdiagnosticados e quando diagnosticados o uso de óculos não está satisfatório. A ambliopia é uma possibilidade a ser sempre investigada, a fim de instituir o tratamento precoce.