Sessão de Relato de Caso


Código: RC012

Área Técnica: Córnea

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

AUTORES

  • THALITA COSTA MONTEIRO (Interesse Comercial:NÃO)
  • Marilia Ikeda Serizawa (Interesse Comercial:NÃO)
  • Ana Luisa Hofling Lima (Interesse Comercial:NÃO)

Título

ALERGIA OCULAR COMO FATOR DE RISCO PARA HIDROPSIA BILATERAL EM CERATOCONE

Objetivo

Descrever dois casos de pacientes com quadro de hidropsia bilateral sendo um com ocorrência simultânea e o segundo com intervalo de 1 mês.

Relato do Caso

Caso 1 Paciente feminina de 13 anos, com ceratocone há 5 anos, rinite e prurido ocular crônico, procurou oftalmologista apresentando baixa visual súbita em ambos os olhos (AO) há 15 dias. Ao exame oftalmológico apresentava hidropsia corneana em AO. A acuidade visual era de conta dedos em AO, e a biomicroscopia demonstrava opacidade e edema corneano difuso em AO. Após 6 meses de acompanhamento e tratamento clínico, a paciente apresentava melhora da acuidade visual para 20/80 em olho direito (OD) e 20/70 em olho esquerdo (OE). Na biomicroscopia anterior, observou-se redução da opacidade corneana em ambos os olhos, com formação de neovasos em ambos os olhos. Foi indicado transplante de córnea penetrante no OD. Caso 2 Paciente masculino de 14 anos, com antecedente de rinite e asma, procurou oftalmologista apresentando baixa acuidade visual súbita e mancha branca em OE há 1 mês. A acuidade visual era de 20/400 em OD e movimentos de mãos em OE. A biomicroscopia apresentava hiperemia conjuntival e afinamento corneano em OD e cicatriz de hidropsia em OE. Foi iniciado tratamento clínico para ceratoconjuntivite vernal em OD e hidropsia em OE. Paciente retornou após 1 mês com sinais de hidropsia em OD. Após 1 ano, o paciente apresentava baixa visual e na biomicroscopia apresentava opacidade e neovasos corneanos profundos em AO. Fez teste de lente de contato com acuidade visual final de 20/60.

Conclusão

Hidropsia aguda é uma complicação rara do ceratocone e resulta de rupturas da membrana de Descemet associados a passagem de humor aquoso através desses defeitos. A maioria dos casos ocorre de forma espontânea, mas pode estar associada ao ato de coçar os olhos em paciente com alergia ocular, como demonstrado nos casos. A relevância desse trabalho está na raridade da manifestação bilateral e simultânea da hidropsia aguda e a corroboração da forte associação da mesma com o quadro de atopia ocular não controlada.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás