Código: P94
Área Técnica: Uveites / AIDS
CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DOS PACIENTES COM VOGT-KOYANAGI-HARADA ATENDIDOS NA FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA
Descrever as características clínicas de pacientes com doença de Vogt-Koyanagi-Harada em acompanhamento na Fundação Altino Ventura (FAV), Recife - PE.
Foi realizado um estudo transversal descritivo em 24 pacientes diagnosticados como portadores da doença de VKH em acompanhamento no departamento de Uveítes da FAV entre abril e dezembro de 2015. Os pacientes foram submetidos a exame oftalmológico, pesquisa de HLA-DR e foram classificados conforme critérios diagnósticos e fase da doença.
Dos 24 pacientes estudados, o gênero mais frequente foi o feminino (n=19, 79,2%) e a média de idade foi de 40.4 ± 8,2 anos (17 a 75 anos). A média do tempo de diagnóstico foi de 7,4 ± 8,0 anos (variando de 10 dias a 28 anos). Entre os pacientes estudados, a maioria apresentava acometimento ocular isolado (n=13, 54,2%). Dois pacientes (6,3%) encontravam-se na fase uveítica, os outros pacientes apresentavam estágios tardios da doença, 13 na fase convalescente (54,2%) e 5 na crônica recorrente (37,5%). A pesquisa do gene HLA-DR foi positiva em 12 pacientes (50%).
Os pacientes com doença de VKH acompanhados na FAV são em sua maioria mulheres, com doença classificada como provável e na fase crônica. Metade dos pacientes apresentavam positividade para o gene HLA-DR.