Código: P73
Área Técnica: Prevenção de Cegueira
ESTUDO CLINICO COMPARATIVO ENTRE O DISPOSITIVO ELETRONICO MOVEL (DEM) E A TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA (OCT) PARA DETERMINAÇAO DA ESCAVAÇAO PAPILAR ATRAVES DE UM ESTUDO CLINICO DE NAO INFERIORIDADE COM ANALISE MASCARADA DOS DADOS
Este estudo realizou a comparação da medida da escavação papilar utilizando um dispositivo eletrônico móvel (DEM) desenvolvido pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e a Tomografia de Coerência Óptica.
O presente estudo foi um ensaio clínico de não inferioridade com análise mascarada dos dados. Foram incluídos indivíduos entre 18 e 60 anos de idade, de ambos os gêneros que atendiam aos critérios de inclusão. O estudo foi realizado em Recife, Brasil, na Clinica Oftalmológica Zona Sul e no Centro de Informática da UFPE. Foram realizadas 5 medidas da escavação papilar vertical de cada olho de cada indivíduo com cada um dos equipamentos, sob midríase medicamentosa. As avaliações foram realizadas por examinadores que não tinham conhecimento prévio dos resultados do outro equipamento. Os dados foram então analisados pelo pesquisador principal da pesquisa. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética antes do seu início e todos os participantes assinaram TCLE. O teste estatístico utilizado foi o teste de correlação de Pearson.
Foram avaliados 45 olhos de 23 indivíduos, pois um dos indivíduos apresentava olho único, entre 18 e 60 anos de idade (40,4±14,7), sendo 14 do gênero feminino e 9 do gênero masculino. As médias da escavação papilar vertical respectivamente para os olhos direito e esquerdo com o OCT foram 0,47±0,16 e 0,49±0,14 e com o DEM foram 0,44±0,15 e 0,46±0,15. No teste de correlação de Pearson obtivemos o valor de 0,83 para o olho direito e 0,77 para o olho esquerdo com p<0,01 para as duas extremidades.
Houve uma forte correlação entre as medidas obtidas com o OCT e com o DEM. As principais contribuições do trabalho são: (1) auxiliar o oftalmologista na determinação objetiva da escavação papilar através do uso de um sistema computacional de baixo custo; (2) permitir o acompanhamento objetivo, ao longo do tempo, de variações da escavação papilar.