Código: P10
Área Técnica: Catarata
CROSSLINKING DE COLAGENO CORNEANO (CLX) EM PORTADORES DE CERATOPATIA BOLHOSA DOLOROSA (CBD), EM SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA DA CIDADE DE MANAUS-AM.
Apresentar série de casos de portadores de ceratopatia bolhosa dolorosa (CBD), submetidos a Crosslinking de Colágeno Corneano (CXL), avaliando a acuidade visual, espessura corneana e sensibilidade subjetiva à dor.
Em estudo retrospectivo de análise de prontuários, 14 olhos de 14 pacientes, portadores de ceratopatia bolhosa dolorosa (CBD), pseudofácica (13 olhos) e afácica (1 olho), foram submetidos a CLX (Protocolo de Dresden) no olho acometido, no período de outubro de 2010 a janeiro de 2016, com acompanhamento de 2 a 26 meses (média de 11,2 meses)
Dos 14 olhos submetidos ao tratamento proposto, 12 (85.71%%) evoluíram com melhora subjetiva da dor por um período médio de 6 meses após o procedimento. As medidas da acuidade visual e da espessura corneana não sofreram alterações significativas, após seis meses de evolução.
O CLX pode ser uma alternativa para portadores de CBD, visto que a maioria dos casos evolui, nos primeiros meses após o procedimento, com diminuição da dor por possível aumento da resistência da córnea ao edema no período observado, havendo no entanto diminuição progressiva desse efeito, sendo necessário tempo maior de seguimento para avaliar se os resultados são estáveis e reprodutíveis no longo prazo, e se seria viável repetir o procedimento (CLX) no mesmo olho, após a perda do efeito de diminuição do sintoma doloroso.