Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código: P69

Área Técnica: Plástica Ocular

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Universidade Estadual Paulista (UNESP)

AUTORES

  • MATHEUS BARBOZA LEAL (Interesse Comercial:NÃO)
  • LUIZ VIEIRA SA II (Interesse Comercial:NÃO)
  • ROBERTA LILIAN FERNANDES SOUSA MENEGHIM (Interesse Comercial:NÃO)
  • SILVANA ARTIOLI SCHELLINI (Interesse Comercial:NÃO)
  • CARLOS ROBERTO PADOVANI (Interesse Comercial:NÃO)

Título

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATORIO DE VIAS LACRIMAIS DO HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU – UNESP

Objetivo

Avaliar o perfil dos pacientes atendidos no ambulatório de Vias Lacrimais UNESP - BOTUCATU.

Método

Trata-se de um estudo retrospectivo, no qual foram analisados 175 prontuários de pacientes denominados casos novos, atendidos no ambulatório de Vias Lacrimais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP no período de janeiro de 2012 a março de 2016. Foi utilizado o Teste de Associação de Goodman envolvendo contrastes entre populações multinomiais.

Resultado

Dos 175 pacientes avaliados, 64,0% eram do sexo feminino e 36,0% eram do sexo masculino. A idade mínima foi de 1 mês e a máxima de 88 anos, com desvio padrão de 48,76 anos. Quanto ao acometimento da via lacrimal, 58,9% dos pacientes referiam queixas bilateralmente, 19,4% à direita e 20,0% à esquerda. Quanto a relação entre presença de nodulação ao exame e refluxo, 62,5% dos pacientes com nodulação apresentaram refluxo a expressão da via lacrimal (p<0,05). Quanto a análise da distribuição do teste Milder segundo a nodulação, 95,8% dos pacientes com nodulação apresentaram positividade para o teste em questão (p<0,05). Quanto ao diagnóstico, 48,0% dos pacientes apresentaram obstrução no trajeto da via lacrimal, enquanto 52,0% não a apresentou. O diagnóstico que prevaleceu foi o de obstrução baixa, totalizando 34,8% dos pacientes, seguido pelo diagnóstico de meibomite, com um total de 14,2% recebendo este diagnóstico. O tratamento empregado em 38,3% dos pacientes foi a dacriocistorrinostomia.

Conclusão

O trabalho em tela corrobora com os artigos da literatura ao apresentar prevalência de acometimento no sexo feminino. Nodulação em topografia de saco lacrimal apresentou significância estatística quanto ao diagnóstico de obstrução de via lacrimal excretora, assim como o teste de milder positivo perante a presença de nodulação. Alta prevalência de pacientes atendidos em ambulatório especializado sem apresentarem alterações estruturais nas vias lacrimais reforça a importância do adequado exame externo e biomicroscópico do paciente para o correto diagnóstico.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás