Código: P88
Área Técnica: Retina
ANALISE DE EVENTOS ADVERSOS E PRESSAO INTRA-OCULAR EM PACIENTES SUBMETIDOS A INJEÇAO INTRAVITREA EM UM HOSPITAL OFTALMOLOGICO; GOIANIA - GO, BRASIL
Estudo da pressão intraocular (PIO) e efeitos adversos relacionados com a doença base em pacientes submetidos a injeções intravítreas.
Estudo epidemiológico descritivo, transversal, realizado no serviço escola do Instituto de Olhos de Goiânia em vinte pacientes submetidos a injeção intravítrea de antiangiogênico no sistema de saúde pública a ser subdivididos em dois grupos distintos: Dez pacientes com Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI) e, outros dez, portadores de Retinopatia Diabética (RD). Todos os pacientes foram examinados no primeiro, décimo e trigésimo dia com o mesmo questionário e aferição da PIO pelo mesmo médico usando o tonômetro de Goldman.
No total, vinte pacientes, doze do sexo feminino e oito do masculino, a PIO apresentou alteração em quatro, apresentando aumento considerável principalmente em pacientes diabéticos (3:1) . Em relação aos efeitos adversos houve referência de presença de bolhas em visão (8), hiperemia conjuntival setorial (7), dor (2) e prurido (1), especialmente no primeiro dia, sendo que nas consultas subsequentes não houveram queixas. Sendo mais comum também em pacientes diabéticos (13:5).
No presente estudo observou-se que os pacientes diabéticos são mais susceptíveis a alteração da PIO e referem reações adversas mais frequentemente do que pacientes portadores de DMRI, assim, essa possível relação, necessita ser melhor analisadas em estudos prospectivos com amostra maior para uma conclusão consistente e fundamentada.