Sessão de Relato de Caso


Código: RC197

Área Técnica: Uveites / AIDS

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

AUTORES

  • RENATA AMARAL SANT ANNA (Interesse Comercial:NÃO)
  • WILTON FEITOSA ARAÚJO (Interesse Comercial:NÃO)
  • JULIA ROCHA DIAS (Interesse Comercial:NÃO)

Título

NEURITE OPTICA BILATERAL COMO MANIFESTAÇAO INICIAL DE NEUROSSIFILIS E AIDS

Objetivo

Apresentar o relato de um caso de neurite óptica bilateral como apresentação inicial de neurossífilis, que levou a suspeição e diagnóstico de AIDS.

Relato do Caso

W.J.R., masculino, 43 anos, com queixa de baixa acuidade visual súbita no olho direito. Nega história de doenças prévias, uso de medicamentos ou sintomas de outros órgãos ou sistemas. Acuidade visual de 20/80 no olho direito e 20/25 no olho esquerdo. Foram solicitados exames laboratoriais, com resultado de VDRL 1:256 e FTA-Abs positivo. Indicada investigação hospitalar, com resultados positivos de VDRL e FTA-ABs no líquor, além da sorologia para HIV. A angiofluoresceinografia mostrava extravasamento de contraste nos discos ópticos em ambos os olhos, denunciando quadro de neurite óptica bilateral. Iniciada penicilina cristalina IV e medicação antirretroviral. Após 3 semanas, apresentava melhora do quadro clínico. Realizada ainda complementação com penicilina benzatina IM após a alta hospitalar. Apresentou melhora do quadro ocular com acuidade visual final de 20/20 em ambos os olhos.

Conclusão

A sífilis é uma doença reemergente em nosso meio e que pode simular qualquer tipo de patologia inflamatória. Por isso, deve sempre fazer parte do nosso leque de diagnósticos diferenciais.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás