Sessão de Relato de Caso


Código: RC009

Área Técnica: Cirurgia Refrativa

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Banco de Olhos de Sorocaba

AUTORES

  • ADRIANO CALCAGNOTTO GARCIA (Interesse Comercial:NÃO)
  • JOÃO VICTOR ORMONDE (Interesse Comercial:NÃO)
  • ADRIANA DOS SANTOS FORSETO (Interesse Comercial:NÃO)

Título

Tartarato de Brimonidina no manejo de queixas escotópicas no pós-operatório de cirurgia refrativa

Objetivo

Relatar caso de paciente com queixa de visão de halos e baixa acuidade visual (BAV) noturnos após cirurgia refrativa, tratada eficazmente com tartarato de brimonidina.

Relato do Caso

Paciente feminina, 29 anos, com história de alta hipermetropia e astigmatismo (OD: +5,00DE -3,75DC x 105o, OE: +5,25DE -1,25DC x 85o), submetida a LASIK em ambos os olhos (AO) em 2012 e posterior ceratectomia fotorrefrativa em AO em 2013, procurou serviço por queixas de visao de halos e BAV noturnos. Sua acuidade visual sem correção era de 20/25 em OD (+1,00DE -0,50DC x 10o 20/20) e 20/20 em OE (pl -0,50DC x 35o 20/20). Ao exame biomicroscópico observa-se a presença de disco de LASIK discretamente descentrado superior, com haze paracentral inferior e linha de depósito de ferro em AO. Realizado tomografia de córnea (Galilei), onde foi observado astigmatismo discretamente irregular com aumento da asfericidade em AO (cornea hiperprolada com maior valor ceratométrico central de 48D em OD e 47D em OE), pequena zona efetiva de tratamento ligeiramente descentrada temporal em AO. O diâmetro pupilar era de 3,85mm em OD e 3,43mm em OE, em condições normais de iluminação. Optado por iniciar teste terapêutico com tartarato de brimonidina 0,2%, com melhora clinicamente significante dos sintomas visuais já na primeira semana de tratamento.

Conclusão

O tartarato de brimonidina produz um efeito anti-midriático, principalmente em condições de baixa luminosidade, podendo ser utilizado na redução de alguns sintomas visuais noturnos secundários às aberrações de alta ordem. Deve ser lembrado como parte do arsenal terapêutico do cirurgião refrativo, podendo em alguns casos evitar a necessidade de retratamentos mais complexos como os guiados por topografia, geralmente associados a maior imprevisibilidade dos resultados refracionais.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás