Código: RC097
Área Técnica: Oncologia
RETINOBLASTOMA UNILATERAL DE APARECIMENTO TARDIO-RELATO DE CASO.
O objetivo é relatar um caso raro de retinoblastoma unilateral, intraocular,com apresentação incomum, em um paciente do sexo feminino de 21 anos de idade.
D.V.M.O, fem, 21anos, deu entrada na emergência oftalmológica da policlínica de botafogo, relatando dor ocular intensa, BAV progressiva e tratamento para uveíte por sífilis ( corticoide tópico e atropina 1%) com início há 35 dias em outro hospital. Hpp: tratamento irregular para sífilis com pen.benzatina ( 1o vdrl: 1/1250 / 2o vdrl: 1/250) Ao exame oftalmológico: Inspeção: hiperemia e edema pálpebral a direita. Mot ocular: od: reduzida oe:preservada. Avsc: od: NPL/oe:20/25 Bio: od: hiperemia ocular 4+/4,quemose, CA rasa, edema microcistico de córnea, inj.ciliar e midríase farmacológica. Oe: sem alt. TAP: od: 62mmHg / oe: 12mmHg. Fundoscopia: od: retina anteriorizada, simulando desc.seroso extenso. Oe: sem alterações. Usg: diâmetro antero-posterior normal, acometimento difuso da retina, com pequenos pontos de calcificação, sugestivo de retinoblastoma. Após 48h de internação, foi indicada a enucleação do olho acometido devido à piora algica e clínica da paciente. Pela anatomia patológica: histopatologia: retinoblastoma bem diferenciado, com padrão de crescimento exofitico, com medida max de 1,5cm, com seg.anterior,nervo óptico e margens cirúrgicas livres de neoplasia. Após diagnóstico, paciente encaminhada ao serviço de oncologia para avaliação conjunta.
O retinoblastoma é o tumor intra-ocular maligno primário mais comum na infância, de raro aparecimento após os 3 anos de idade. Porém, este é mais um caso a somar na literatura com aparecimento tardio. A abordagem precoce pode salvar vidas se este diagnóstico diferencial também for levantado nos pacientes que apresentam massa na retina no início da fase adulta.