Código: P06
Área Técnica: Catarata
MIOSE NA CIRURGIA DE CATARATA COM LASER DE FEMTOSEGUNDO LENSX
Avaliar o surgimento de miose durante a cirurgia de catarata com o laser de femtosegundo LenSx (Alcon Inc., Fort Worth, EUA) e os fatores de risco envolvidos nesta complicação.
Foram analisados, retrospectivamente, 75 olhos de pacientes submetidos a cirurgia de catarata com laser de femtosegundo LenSx no Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE). Imagens captadas de vídeos cirúrgicos em cinco momentos diferentes foram utilizadas para o cálculo da área pupilar, sendo realizada uma análise quantitativa da redução da área pupilar entre o início da aplicação do vácuo pelo laser (considerado momento do inicio do tratamento à laser) e o início da facoemulsificação, assim como de potenciais fatores de risco envolvidos com o surgimento de miose intraoperatória.
As médias das áreas pupilares foram 34,00 mm2 imediatamente após a sucção, 34,17 mm2 imediatamente antes da capsulotomia, 35,13 mm2 ao final do pré-tratamento com laser, 33,26 mm2 no início da facoemulsificação e 27,30 mm2 ao final da facoemulsificação. Foi observada uma miose estatisticamente significante apenas quando se comparou a área pupilar imediatamente após a sucção com o momento do final da facoemulsificação (P < 0,001). Não houve correlação entre miose e nenhum dos fatores investigados (P > 0,05).
A aplicação do laser de femtosegundo para a cirurgia de catarata com o LenSx não resultou em uma constrição pupilar estatisticamente significativa entre a aplicação do laser e o início da facoemulsificação, porém houve uma miose significativa ao longo da facoemulsificação. Nenhum dos fatores estudados se correlacionou com uma maior incidência desta complicação.