Código: P29
Área Técnica: Doenças Sistêmicas
PERCEPÇAO SUBJETIVA SOBRE A SAUDE OCULAR GERAL E O DIABETES MELLITUS NA AMOSTRA DE PACIENTES DIABETICOS ATENDIDOS EM HOSPITAL UNIVERSITARIO, CANOAS/ RS
Investigar o nível de informação a respeito da saúde ocular geral e diabetes mellitus na amostra de pacientes dos ambulatórios do Hospital Universitário ULBRA.
Trata-se de estudo transversal, onde foram entrevistados 300 pacientes dos ambulatórios gerais do Hospital Universitário. Após assinatura de termo de consentimento pelo entrevistado e pesquisador, um questionário com perguntas sobre diabetes e sua relação com saúde ocular foi realizado.
Da amostra de 300 pacientes, 25% revelaram-se diabéticos. Entre eles, a idade média percebida foi de 60 anos com predomínio do sexo feminino (57,3%). O tempo de diagnóstico de DM variou de 1 mês a 45 anos. Pacientes não insulino - dependentes (61,3%), um controle glicêmico considerado inadequado (38,6%) e a presença de hipertensão arterial sistêmica (76%) mostraram-se prevalentes. A ausência de complicações foi relatada por 50,6% pacientes e a presença de pelo menos uma complicação por 34,6%. 49,3% dos pacientes relataram orientação por parte de seus médicos para consultar médico oftalmologista. A realização de consulta oftalmológica após o diagnóstico de DM foi encontrada em 68% dos entrevistados. Apenas 17.3% dos pacientes referiram problema de fundo de olho conscientemente causado pelo DM. Grande parte da população estudada (93,3%) refere informação prévia do acometimento ocular pelo DM.
Uma amostra importante relatou conhecer o acometimento ocular pelo DM, porém menos da metade referiu ter sido orientada a consultar um oftalmologista. Sendo assim, há necessidade de incrementar a atenção quanto o nível de informação da população a fim de prevenir, diagnosticar e tratar precocemente o DM e suas complicações.