Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código: P15

Área Técnica: Córnea

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

AUTORES

  • MARILIA IKEDA SERIZAWA (Interesse Comercial:NÃO)
  • LETICIA SATSIÊ FÁTIMA DE FREITAS YAMASHITA (Interesse Comercial:NÃO)
  • ANA LUISA HOFLING-LIMA (Interesse Comercial:NÃO)

Título

AVALIAÇAO TOMOGRAFICA DA CORNEA DE PACIENTES COM CERATOCONE E PRE E POS TRATAMENTO COM CROSSLINKING

Objetivo

Avaliar retrospectivamente os parâmetros obtidos pela tomografia de córnea e suas modificações após aplicação do CXL nos diferentes períodos estudados, e comparar estes dados com os já publicados. Avaliar como um banco de dados online pode facilitar o armazenamento e análise desses dados.

Método

Foram incluídos 24 pacientes e 47 olhos com diagnóstico clínico de ceratocone em progressão e que realizaram o tratamento com CXL. O protocolo de aplicação do CXL foi o de Dresden e as medidas pré e pós operatórias nos períodos de 3, 6, 12 e 24 meses foram estudadas. Um total de 147 exames e 8 parâmetros em cada um foram analisados (K1, K2, Kmédio, Kmáximo, densitometria da córnea, Astigmatismo, Paquimetria do ponto mais fino e central) e agrupados de acordo com o período estudado e comparados para se determinar a tendência de modificação de cada um no acompanhamento. Um banco de dados online foi criado para facilitar o armazenamento e análise das medidas. A população incluída no estudo tem uma média de 25,33 ± 9,31 anos, sendo que 91,67% dos pacientes eram do sexo masculino.

Resultado

Em relação ao tipo de ceratocone, 57,14% eram oval, 33,3% nipple e 9,52% globoso. O valor médio de K1, Kmáx, paquimetria central e do ponto mais fino apresentaram redução estatisticamente significante após 24 meses, o valor médio de K2, kmédio não apresentaram uma redução estatisticamente significante, após aplicação do CXL. Os valores de astigmatismo mantiveram-se após o procedimento. A média densitométrica na zona de 0-2 mm apresentou variação estatisticamente significante após 24 meses e a córnea ficou levemente opaca, pois os níveis densiométricos ao final de 24 meses ficaram maiores que o pré-operatório.

Conclusão

Observou-se estabilização do ceratocone com modificações significativas de aplanamento da córnea, coincidindo com a maioria dos resultados já publicados. Não foi detectado nenhum resultado com aplanamento ou opacidade da córnea inesperada. O banco de dados online que foi desenvolvido para este estudo facilitou o armazenamento de dados e a comparação.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás