Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código: P57

Área Técnica: Oftalmopediatria

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: EMESCAM - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

AUTORES

  • YASMIN DUARTE ACHA MOYSES (Interesse Comercial:NÃO)
  • JESSICA RIBEIRO ZANOTTI (Interesse Comercial:NÃO)
  • Bruno de Freitas Valbon (Interesse Comercial:NÃO)
  • Renato Vieira Gomes (Interesse Comercial:NÃO)
  • Christina Cruz Hegner (Interesse Comercial:NÃO)

Título

ALTERAÇOES OFTALMOLOGICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 1 EM UM HOSPITAL FILANTROPICO DE VITORIA - ES

Objetivo

Descrever a prevalência de manifestações oftalmológicas retinianas em crianças e adolescentes portadores de Diabetes Mellitus tipo 1 em um hospital filantrópico de Vitória – ES.

Método

Estudo transversal e descritivo. Todos os pacientes de 6 a 16 anos, atendidos no ambulatório de diabetes infantil, foram encaminhados ao Setor de Retina do ambulatório de oftalmologia para avaliação. Dos 72 pacientes encaminhados, compareceram às consultas 51 pacientes. Como nenhum paciente apresentou outra manifestação oftalmológica que comprometesse a qualidade do exame ocular, não houve exclusão na amostra. Foram coletados os seguintes dados de prontuário: últimos resultados de hemoglobina glicada, de glicemia de jejum e de glicemia pós prandial. Foram realizados os exames de biomicroscopia de fundo de olho e oftalmoscopia indireta em todos os pacientes. Os dados foram descritos a partir do cálculo da média de idade, de glicemia de jejum, de glicemia pós prandial e de hemoglobina glicada e seus respectivos desvios padrão.

Resultado

Foram avaliados 51 pacientes. A média de idade foi de 11,8 anos (variando entre 6 e 16 anos - desvio padrão de 3,29) e a média de tempo de doença foi de 4,49 anos (variando entre 1 ano e 11 anos de tempo de doença - desvio padrão de 2,85). A média da glicemia de jejum foi 229,92 mg/dL (desvio padrão de 105,89), a de glicemia pós prandial foi de 245,75 mg/dL (desvio padrão de 146,46) e a de hemoglobina glicada de 10,34% (desvio padrão de 2,88). Um paciente apresentou alteração retiniana (1,96% da amostra) - hemorragia puntiforme em pólo posterior.

Conclusão

Houve alteração oftalmológica em 1,96% da amostra. Baixa incidência semelhante à constatada na literatura mundial.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás