Código: P20
Área Técnica: Córnea
" EXCISAO, CRIOTERAPIA E MITOMICINA C NO TRATAMENTO DA NEOPLASIA INTRA-EPITELIAL CORNEO-CONJUNTIVAL “
Avaliar a segurança, eficácia e incidência de recidiva da lesão em três técnicas distintas para o tratamento de neoplasia intra-epitelial córneo-conjuntival.
Vinte e seis pacientes, 11 mulheres e 15 homens, com idade entre 32 e 88 anos (média: 64,84 anos), atendidos no Instituto de Olhos de Goiânia entre 1999 e 2014, foram incluídos neste estudo. Todos os pacientes foram submetidos à exérese da lesão com margem de segurança de 4 mm e crioterapia a 2 mm do limbo. Conforme o tratamento complementar, os pacientes foram divididos em três grupos. Grupo 1 (8 olhos): recobrimento conjuntival e 2 ciclos de mitomicina C 0,02% (MMC) 4x/dia por 10 dias, com intervalo de 30 dias entre os ciclos. Grupo 2 (9 olhos): recobrimento com membrana amniótica e 3 ciclos de MMC 3x/dia por 10 dias, com intervalo de 10 dias entre o 1º e o 2º ciclo e 30 dias entre 2º e o 3º ciclo. Grupo 3 (9 olhos): recobrimento com membrana amniótica sem o uso de MMC. O acompanhamento dos pacientes variou de 3 meses a 14 anos (média:4 anos).
Vinte e três pacientes apresentaram erradicação da lesão com um único tratamento. Três pacientes do Grupo 3 apresentaram recidiva da lesão após 3 meses, 6 meses e 1 ano do tratamento. Dois deles foram retratados pela técnica 1, sem nova recidiva após seguimento de 3 e 4 anos; o outro paciente foi submetido à enucleação. Não foram observados efeitos colaterais relacionados ao uso da mitomicina C durante o seguimento.
Após exérse da lesão e crioterapia, o recobrimento conjuntival ou membrana amniótica associado a mitomicina C tiveram resultados mais eficazes.