Código: P04
Área Técnica: Catarata
AVALIAÇAO DE QUALIDADE DE VIDA DE PORTADORES DE CATARATA EM UMA REGIAO DO CENTRO-OESTE PAULISTA
O objetivo do presente estudo foi avaliar a qualidade de vida de indivíduos portadores de catarata, detectados em um projeto de prevenção de cegueira na comunidade.
Método: foi aplicado o questionário NEI-VFQ39 para avaliação da qualidade de vida dos portadores de catarata, afácicos ou pseudofácicos, abordados em visitas aos municípios da DRS-VI, estado de São Paulo, Brasil, que receberam a Unidade Móvel Oftalmológica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) - UNESP, nos anos de 2013/2014
Resultados: 89,3% da amostra pretendida foi atingida, sendo composta na maioria dos indivíduos de baixo nível socioeconômico. Cerca de 62,4% não perceberam limitações decorrentes da acuidade visual (AV) nas atividades que poderiam exercer; 48,5% não sentiam dificuldades para realização de tarefas por causa da visão; 48,5% não possuíam dificuldades para execução de tarefas por limitações impostas pela AV; 48,5% não se sentiam irritados pela qualidade de visão e 62,6% não sentiam limitação para sair de casa sozinhos.
Conclusão: os autores acreditam que a realidade de vida destes indivíduos não esteja condizente com as perguntas que compõem o questionário NEI-VFQ39. Pretendem reaplicar o questionário após as cirurgias realizadas, na tentativa de identificar a influência da cirurgia sobre a qualidade de vida destas pessoas.