Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código: P63

Área Técnica: Pesquisa Básica

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Secundaria: Universidade Federal Fluminense (UFF)

AUTORES

  • EDUARDO DE FRANCA DAMASCENO (Interesse Comercial:SIM)
  • NADYR PEREIRA DAMASCENO (Interesse Comercial:NÃO)
  • NADIA CAMPOS DE OLIVEIRA MIGUEL (Interesse Comercial:NÃO)
  • MARCOS PEREIRA AVILA (Interesse Comercial:NÃO)

Título

TROCATER MÓVEL COMO INSTRUMENTAL PARA VITRECTOMIA VIA PARS PLANA. ANÁLISE DE CICATRIZAÇÃO DO COLÁGENO ESCLERAL

Objetivo

Demonstrar a cicatrização de esclerotomias pelo Trocater Móvel (Protótipo capaz de variar seu diâmetro interno de 25 gauge a 20 gauge durante a cirurgia). Comparação com Trocateres convencionais.

Método

Estudo de 8 olhos de Coelhos Albinos utilizando esclerotomias à 2 mm do limbo e instalação do Trocater, com observação de sua cicatrização após 21 dias. Grupos estudados: Grupo controle (dois olhos). Não receberam esclerotomias para observação de fibras colágenas naturais sem cicatrização. Grupo de Pesquisa I: Três olhos receberam esclerotomias e trocateres convencionais de diâmetros (20, 23 e 25 gauge) de forma pareada (sempre olho direito). Grupo de Pesquisa II: Três olhos de forma pareada (sempre o olho esquerdo) receberam esclerotomias pelo trocater móvel, variando no diâmetro especifico de cada trocater do olho contralateral. Analise de cicatrização escleral: biofotografia de cada esclerotomia no momento da eutanásia e medida do diâmetro externo da esclerotomia com software de imagem: Image J. Fibras colágenas peri incisionais foram avaliadas através de coloração com Picrosirius Red (PR) e por meio de software: Image ProPlus (IMPP) com índices de fluorescência com PR.

Resultado

Grupo controle com fibras colágenas esclerais de espessura média de 5 a 7 micrometros . IMPP revelou índice 0.012397 . Comparação entre grupo de Pesquisa I e II: Trocater Convencional 20 gauge e Movel : Pior desorganização de fibras. IMPP revelou 0.156982/0.048762. Imaje J de 0,705/0,502 mm, respectivamente. Trocater Convencional de 23 gauge e Movel: Moderada e mínima desorganização de fibras. Índice IMPP revelou 0.032097/.0.048762 . Imaje J de 0,505/ 0,467 mm, respectivos.

Conclusão

Estudo de instrumental inédito, revelando que não há diferenças da cicatrização do colágeno escleral dentre os trocateres de menor diâmetro (25 gauge), bem como a sua superioridade quanto aos de maiores diâmetros (20 e 23 gauge). Futura confecção de um protótipo variando seu diâmetro de 27 a 20 gauge poderia ainda resultar no Trocater perfeito para cirurgia VVPP.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás