Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código: P32

Área Técnica: Educação Médica

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: • HOSPITAL DOS OLHOS DE FEIRA DE SANTANA- CLIHON

AUTORES

  • CAROLINA CAMPOS REIS (Interesse Comercial:NÃO)
  • Lamylya Ferreira Figueredo de Sá (Interesse Comercial:NÃO)
  • Verena Naiara Nogueira Lima Sousa (Interesse Comercial:NÃO)
  • Thais Siqueira Santos (Interesse Comercial:NÃO)
  • Paloma Oliveira Almeida (Interesse Comercial:NÃO)
  • Ramon Públio Martins (Interesse Comercial:NÃO)
  • Francisco de Assis Tavares-Filho (Interesse Comercial:NÃO)
  • Hermelino Oliveira-Neto (Interesse Comercial:NÃO)

Título

ANALISE DO CONHECIMENTO SOBRE DIABETES E SUA RETINOPATIA POR PACIENTES AVALIADOS EM MUTIRAO

Objetivo

Analisar o conhecimento sobre diabetes (DM) e retinopatia diabética (RD) em população assistida durante mutirão do diabético em Feira de Santana, BA, em 2015.

Método

Estudo descritivo seccional. Aplicação de questionários (dados de identificação e informação sobre doença) em população assistida em mutirão de diabetes amplamente divulgado pela mídia e cartazes em instituições de saúde em 2015.

Resultado

Foram avaliados 272 pacientes, sendo 59% dos entrevistados do sexo feminino e 41% masculino, tendo a maioria dos indivíduos (56%) 60 anos ou mais. No estudo, 82% dos pacientes entrevistados afirmava saber o significado de DM e 92% reconheciam a possibilidade do acometimento ocular, porém parte da população ainda trazia conceitos errados sobre diagnóstico da doença, acreditando, por exemplo, na forma de transmissão interpessoal (21%). Em relação ao tratamento da RD, 30% dos pacientes reconheceram instilação de colírios como forma de combate/ controle ao acometimento ocular no DM, 12% responderam uso de óculos como opção terapêutica, além de 21% que acreditavam não haver tratamento eficaz para a doença. Apenas 8% reconheceram fotocoagulação como opção terapêutica e 29% cirurgias oculares. Quanto aos sintomas oculares relacionados ao DM, baixa de acuidade visual foi o mais citado (71%), porém 74%dos pacientes associaram sintomas de doenças externas à RD. Menos da metade da população (38%) reconheceu que o acometimento ocular no DM pode ser assintomático.

Conclusão

Há uma discordância entre o conhecimento auto-declarado do DM e RD e o real reconhecimento do diagnóstico e tratamento da doença pelos entrevistados. Pouco mais de 20% da população pesquisada acredita não haver tratamento para o acometimento ocular no DM, o que pode desmotivá-los a procurar atendimento oftalmológico. Ressalta-se a importância de mutirões como ferramenta de multiplicação de conhecimento, além da detecção precoce e prevenção da doença.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás