Código: RC041
Área Técnica: Estrabismo
TECNICA DO PREGUEAMENTO PARA TRATAMENTO CIRURGICO DO ESTRABISMO
Relatar uma série de casos de pacientes submetidos a cirurgia de estrabismo feitos com a técnica do pregueamento (como opção da ressecção), e observar sua eficácia a partir de seus resultados anatômicos no sétimo dia pós operatório.
Com o propósito de avaliar a eficácia do pregueamento, foram revisados trinta prontuários de pacientes submetidos a cirurgia de estrabismo para correção de esotropia e exotropia, atendidos durante um período de seis meses no serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Presidente Dutra em São Luis-MA. Dos trinta pacientes operados 13 apresentam exotropia (XT) e 17 esotropia (ET). Dos 17 operados de ET, 12 pacientes (70%) estavam em ortotropia em posição primária do olhar (PPO) no 7º dia pós operatório, 1 paciente estava em ET micro, 1 em ET de 15DP, e 3 pacientes ficaram hipercorrigidos com XT de 10, 6 e 15DP no 7º dia pós operatório. Dos 13 pacientes operados de XT, 10 pacientes (76%) estavam orto no 7º dia pós operatório, 3 ficaram hipocorrigidos com XT de 5, 8 e 10 no 7º dia pós operatório.
O Pregueamento se apresenta como uma excelente opção para fortalecimento muscular no lugar da ressecção, com uma média de 70% de ortotropia nos seus resultados, tanto para XT quando para ET, tendo ainda como vantagens a diminuição do sangramento no intra-operatório e manutenção da vasculatura dos músculos retos, diminuindo o risco de isquemia do segmento anterior.