PTOSE PALPEBRAL CONGENITA: CORREÇAO CIRURGICA TARDIA E INTEGRIDADE DO DESENVOLVIMENTO VISUAL
Descrever de forma abrangente e específica o caso de uma ptose palpebral congênita, destacando o comprometimento do eixo visual, a correção cirúrgica tardia e a evolução do caso sem comprometimento do desenvolvimento visual.
Paciente de 14 anos, sexo feminino, acompanha no serviço de oftalmologia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) desde 2017, devido a ptose palpebral congênita em olho esquerdo (OE) desde o nascimento. A paciente não apresenta comorbidades e nega histórico familiar de glaucoma, cegueira e casos de ptose na família. Além disso, não foram realizadas cirurgias prévias nos olhos. Durante o exame oftalmológico, a paciente apresentou acuidade visual corrigida de 20/20 em ambos os olhos (AO), com erro refrativo em AO: +0.50 -0.50 180°. A biomicroscopia não revelou alterações no olho direito (OD), enquanto o olho esquerdo (OE) apresentou ptose palpebral. As medidas da fenda palpebral foram de 15mm no OD e 8mm no OE. A paciente foi submetida a cirurgia de correção de ptose, envolvendo duas incisões na pálpebra e três incisões frontais, com colocação de um suspensor de silicone. No 24º dia pós-operatório, a paciente relatou melhora significativa do edema pós-operatório e da fenda palpebral, medindo 15mm no OD e 13mm no OE.
Embora a correção cirúrgica tenha sido realizada tardiamente e a ptose tenha afetado o eixo visual, não houve comprometimento no desenvolvimento visual da paciente. Adicionalmente, o resultado estético da intervenção cirúrgica foi satisfatório. Contudo, apesar da cirurgia ter sido bem-sucedida, é crucial enfatizar a importância do tratamento precoce e adequado da ptose palpebral congênita para evitar potenciais danos ao desenvolvimento visual.
Oftalmopediatria
Hospital Universitario Evangelico Mackenzie - Paraná - Brasil
MARIA EDUARDA BARCIK LUCAS DE OLIVEIRA, EDUARDO MUHLFEIT LOURENÇO, KHADIJA ASSIS PASCHOLATTO
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP