RESULTADO VISUAL DE UMA PACIENTE COM REATIVAÇAO HERPETICA NO ACOMPANHAMENTO DE TRANSPLANTE CORNEANO - RELATO DE CASO
Descrever o caso de uma paciente com um quadro de reativação de ceratite herpética no pós-operatório de Descemet's Stripping Endothelial Keratoplasty (DSEK) para cirurgia corneana, mas que evoluiu com boa acuidade visual final (AVF).
Paciente do sexo feminino, 61 anos, acompanhada na FAV devido à baixa da acuidade visual(AV), iniciada em 2016, e córnea Guttata em olho esquerdo (OE) secundária à Distrofia de Fuchs. Relato de ceratite herpética tratada em 2013. Apresentava AV com correção (c/c) de 20/20 em olho direito (OD) e 20/70 em OE. Microscopia especular apresentava áreas de perda de células endoteliais em OD e córnea descompensada em OE. Na Tomografia de coerência óptica (OCT) de córnea, alteração endotelial em OE. Paciente perdeu seguimento, e retornou em dezembro/2021 com AV para longe (AVL) c/c em OE de 20/150. Diante dos diagnósticos de córnea descompensada e catarata nuclear, optou-se por cirurgia tríplice em OE: Facoemulsificação com Implante de Lente intraocular (FACO + LIO) e DSEK. Realizou-se FACO + LIO, em abril/2022, porém, devido pupila midriática, a DSEK foi realizada 48 horas após, já com preparo de lamela feito durante a primeira cirurgia. No pós-operatório, a paciente evolui com ceratite herpética no olho transplantado, iniciado tratamento com aciclovir via oral e profilaxia por um ano com a mesma medicação. A lamela posterior evoluiu sem rejeição e AVL c/c em OE de 20/40. Na reavaliação com OCT de córnea, a paciente apresentou lamela bem adaptada. Desse modo, foi orientado consultas periódicas
Presença de ceratite, bem como infecções, são fatores que contribuem para a falha terapêutica nos transplantes corneanos. Desse modo, evoluindo para falência e piora da AV desses pacientes. Contudo, no caso apresentado à paciente mesmo após quadro infeccioso no pós-cirúrgico evoluiu com boa. AVF e sem sinais de insucesso da lamela transplantada.
Córnea
Fundação Altino Ventura (FAV) - Pernambuco - Brasil
JOSE FLAVIO MARTINS PEREIRA, ANA CECILIA CARVALHO TORRES, NATALIA REGNIS LEITE RAMALHO
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP