RECUPERAÇAO VISUAL TOTAL EM PACIENTE COM RETINITE POR SIFILIS POS TRATAMENTO COM PENICILINA: UM RELATO DE CASO
Relatar caso de paciente admitido em pronto-socorro de oftalmologia do Hospital Santa Casa de Campo Grande (MS) diagnosticado com retinite por sífilis com recuperação completa da acuidade visual no olho acometido após tratamento com penicilina cristalina
Homem, 30 anos, admitido em pronto-socorro de oftalmologia da Santa Casa de Campo Grande (MS) em jan/24 referindo alteração na visão de cores em olho direito, há 1 mês e, há 05 dias, BAV, surgimento de “mancha escura” em campo de visão central. Negou outros sinais/sintomas e comorbidades. Relatou tratamento há 1 ano para sífilis, com três doses de Benzetacil. Relatou ainda que há 2 meses percebeu pequena ferida crostosa em genitália, não tendo buscado atendimento médico na ocasião. Ao exame: AVSC: OD: 20/400 (com campo visual periférico); OE: 20/20. PIO AO: 12 mmHg. BIO AO: olho calmo, córnea clara, CAF, IT, PIFR, fácico. FO: OD: E/D 0,2, disco óptico com contornos nítidos e normocorados, região macular apresentando mobilização de pigmentos, com presença de halo esbranquiçado pré-retiniano e opacidades esbranquiçadas circulares periféricas em vítreo, vitreíte 1+/4; OE: sem particularidades. Devido suspeita clínica de retinite por sífilis foram solicitados exames laboratoriais de triagem infecciosa, oftalmológicos complementares (OCT macular, retinografia e AGF) e iniciado tratamento com penicilina cristalina EV 14 dias. Os exames demonstraram VDRL reagente 1:128; demais sorologias e liquor negativos. Ao fim da antibioticoterapia, paciente apresentava em OD AVSC 20/20, teste de Ishihara normal e fundoscopia com discreta mobilização de pigmentos em mácula, sem outras alterações.
A retinite por sífilis é uma manifestação de sífilis terciária. O acometimento posterior pode apresentar vários achados como floaters, vasculite e neurite óptica; as duas últimas ausentes no caso descrito. Assim, o exame oftalmológico cuidadoso auxilia no diagnóstico e tratamento da doença, bem como na recuperação visual do paciente.
Uveites / AIDS
Santa Casa de Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil
RAISSA NOGUEIRA SILVA, Jônatas Matheus Leal, Otávio Moreli Carneiro Monteiro
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP