ASSOCIAÇAO DA RIGIDEZ ESCLERAL E MEDIDAS BIOMECANICAS DA CORNEA COM A ELEVAÇAO INDUZIDA DA PRESSAO INTRAOCULAR
Correlacionar os parâmetros biomecânicos da córnea e de rigidez escleral com a elevação indu zida da intraocularpressão intraocular (PIO) em olhos saudáveis com oftalmodinamômetria.
Valores individuais de rigidez escleral foram obtidos a partir da combinação de medidas tonométricas de aplanação e indentação usando o nomograma Calixto em adultos saudáveis. A rigidez (na primeira aplanação (SP-A1), o índice de tensão-deformação (SSI) e a espessura central da córnea (ECC) foram determinados utilizando o Corvis ST. Em seguida, os olhos foram submetidos à elevação aguda da PIO por meio do oftalmodinamômetro em quatro níveis crescentes de compressão ocular. Análises de regressão univariada foram utilizadas para investigar a associação entre o aumento da PIO e os parâmetros biomecânicos oculares.
Foram incluídos 54 olhos de 27 participantes (idade média de 55,9 ± 9,9 anos). A PIO basal média foi de 12,9 mmHg. Os valores médios de rigidez escleral, SP-A1 e SSI foram 0,025 AU, 1,28 mmHg/mm e 113,8 mmHg/mm, respectivamente. Durante a compressão ocular, a PIO aumentou significativamente em todos os olhos, com alteração média de +, 22,4 ± 4,3 mmHg e p< 0,001. A magnitude do aumento da PIO correlacionou-se positivamente com a rigidez escleral (coeficiente= 199,6; p= 0,026) e negativamente com o SP-A1 e SSI (coeficiente= -5,7; p =0,037), mas mas não com a ECC (p= 0,79).
Os parâmetros biomecânicos da esclera e da córnea correlacionam-se diferentemente com o aumento progressivo da PIO em olhos saudáveis. Novos estudos envolvendo pacientes com glaucoma e outros parâmetros biomecânicos serão necessários para avaliar a complacência escleral em resposta a diferentes níveis de PIO.
Glaucoma
Oftalmologia Clínica
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP - São Paulo - Brasil
NATHALY TABANEZ BONACI, Graziela Boschetti, Valeria Batista Boreck Seki, Tiago Santos Prata, Jayter Silva Paula
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP