FORMULA DE CALCULO DE LENTE INTRAOCULAR COM INTELIGENCIA ARTIFICIAL E ESTATISTICA PARA BIOMETRIA ULTRASSONICA
Desenvolver um programa inovador de estatística e inteligência artificial destinado ao cálculo de lentes intra-oculares por meio de biometria ultrassônica.
Coleta de dados foi realizada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, abrangendo casos de facoemulsificação com implante de lente intraocular, em que a escolha da lente foi baseada em biometria ultrassônica. O programa, implementado em Python, Java e PHP, utiliza o método de regressão de Ridge. Duas opções de projeto foram desenvolvidas: um modelo básico, que utiliza apenas variáveis de ceratometria (K1 e K2), tamanho axial e refracional alvo final em equivalente esférico; e um modelo avançado, que incorpora, além disso, a refração pré-operatória e a idade do paciente. A fórmula de comparação utilizada foi a Barrett Universal II Formula
A amostra consistiu em 486 olhos de 313 pacientes, divididos em 350 para a formação do programa e 136 para validação. A taxa de acerto do equivalente esférico, com uma variação de ±0,5, foi de 86% para o modelo básico e 87,5% para o avançado, sem diferença estatisticamente significativa entre eles. Com a fórmula de Barret Universal II Fórmula , a taxa de acerto foi de 69% com diferença significativa para os dois programas (p<0,0001). O sistema mostrou-se melhor para olhos de tamanhos médios e longos, mas pior para olhos curtos (<=22,00 mm).
O programa desenvolvido representa uma alternativa inovadora na escolha de lentes intra oculares, especialmente projetada para a biometria ultrassônica.
Catarata
Oftalmologia Cirúrgica
Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Victor Antonio Kuiava, Eliseu Luiz Kuiava, Eduardo Ottobeli Chielli, Samara Bárbara Marafon, Diane Marinho Ruschel
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP